Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

LEITURA: Motivos para não abandonar a leitura

19 de agosto de 2015

Está com dificuldades para cultivar o hábito da leitura? É normal! No entanto, a leitura é essencial para a vida de qualquer estudante. A seguir, confira nossas dicas!


A leitura traz uma série de benefícios. Além de estimular a busca pelo conhecimento e pela criatividade, essa atividade também é capaz de aliviar os sintomas de estresse. Por isso, cultivar esse hábito é essencial para enriquecer não só o repertório cultural, como também o próprio desenvolvimento emocional.

Muitos estudantes sentem-se desmotivados a ler diariamente, principalmente devido ao cansaço e à falta de tempo. Pensando nisso, listamos 8 benefícios proporcionados pela leitura que irão resgatar a sua motivação, mesmo em meio à rotina corrida. Confira!

Leitura — Benefícios

1. Estímulo mental

Ler é um ótimo exercício para estimular o cérebro mantendo o pensamento crítico sempre ativo.

2. Diminuição do estresse

A leitura é capaz de relaxar e acalmar. Muitas pessoas, inclusive, cultivam o hábito de ler um pouco antes de dormir.

3. Expansão do conhecimento

Está comprovado que os livros são capazes de gerar conhecimento ampliando o repertório cultural do estudante. Ler é sempre uma ótima oportunidade para aprender algo novo.

4. Desenvolvimento do vocabulário

Muitas vezes, o estudante entra em contato com palavras desconhecidas durante a leitura e, dessa forma, consegue ampliar o seu vocabulário buscando o significado dessas expressões.

5. Desenvolvimento da capacidade de memorização

Ler permite o desenvolvimento da memória. Muitas vezes, o leitor tem que se lembrar de um episódio que ocorreu no começo do livro, por exemplo. Isso é uma ótima atividade para treinar a capacidade de fixação de conteúdos.

6. Estímulo ao desenvolvimento da escrita

Ao ampliar o vocabulário, a leitura também traz a oportunidade de melhorar as habilidades de escrita.

7. Aumento da capacidade analítica e do pensamento crítico

Em geral, os livros permitem uma reflexão sobre diferentes assuntos. Muitas narrativas podem gerar debates inteligentes propondo pesquisas, discussões e análises críticas sobre determinado tema.

8. Aumento da concentração

Ler também é um bom exercício para manter o foco e a concentração porque exige muita atenção, sobretudo quando o conteúdo é mais complexo.


Agora, você já sabe que é preciso ler! Se precisar de ajuda com seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico