Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

LEITURA: planejamento para ler mais rápido

20 de maio de 2015

Descubra como ler mais rápido com um plano de leitura — Crie seu planejamento e assimile mais livros. Confira!


Durante a faculdade, é normal que os estudantes tenham que ler vários livros — tanto obrigatórios quanto sugeridos — para cada disciplina de seus cursos. Dessa maneira, é quase impossível terminar sua graduação sem uma base de leitura. Contudo, é preciso compreender que não se trata de uma atividade sem propósito ou técnica. Seja para pesquisar, elaborar trabalhos acadêmicos, ou mesmo para lazer, a leitura é uma atividade criteriosa que deve ser desenvolvida utilizando métodos para que se compreenda o conteúdo proposto.

Existem diversas técnicas para otimizar a interpretação de textos, dentre elas, destaca-se o plano de leitura — o método é bem completo e eficaz para quem deseja se tornar um leitor ainda melhor. A seguir, confira como elborar o seu plano de leitura:

Como otimizar sua leitura?

1. Prepare a sua lista

Geralmente, os professores costumam enviar a lista de obras necessárias para os trabalhos nas primeiras aulas, no início do ano — Neste momento, é interessante estabelecer uma ordem de prioridade para a leitura, incluindo também os títulos que você pretende ler por prazer. Para se organizar, leve em consideração o prazo e o número de páginas, mas também analise seus objetivos em relação à leitura: se necessário, tire da listas as suas leituras pessoais. Outra vantagem desse sistema é o fato de conseguir os livros com antecedência, dessa maneira é possível evitar atrasos no cronograma.

2. Contextualização

Mais do que o número de páginas, livros são produtos culturais, frutos da sociedade em que foram produzidos, assim, é preciso compreender elementos como contexto, história de vida do autor e o movimento literário (corrente de pensamento) para entender o que a história transmite. Dessa forma, antes de começar a ler, pesquise por resumos de obras que tratem desses elementos do livro em questão — Isso auxiliará a sua compreensão, você entenderá melhor as referências, citações e a história em si.

3. Inclua a prática na rotina

Criar o hábito de leitura é o primeiro passo para avançar seu plano de leitura. Por isso, é importante dedicar, diariamente, um momento para a leitura dos livros. Se não for possível, aproveite os intervalos entre as aulas na faculdade, o tempo no metrô, no ônibus… o importante é seguir o cronograma estabelecido.

4. Faça escolhas

Por muitas vezes, é preciso fazer uma leitura seletiva, isto é, pular algumas partes ou ler somente alguns capítulos de alguns livros — Essa técnica só indicada quando você precisa absorver apenas os conceitos necessários para determinadas disciplinas.

5. Estabeleça objetivos

Tenha um propósito definido, pois isso ajudará que você atinja suas metas. Por exemplo, se você precisa ler 12 obras em um semestre, significa que 2 livros devem sair da lista por mês, no mínimo. Para isso, é interessante criar prazos para ler as obras, pois isso ajudará a manter a organização do seu plano de leitura — E ficará muito mais fácil controlar o seu cronograma.


Viu como é fácil criar seu planejamento de leitura? Se precisar de auxílio, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico