Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

MESTRADO: Como estudar para conquistar a sua vaga?

7 de abril de 2015

Decidiu por fazer um mestrado, mas não tem ideia de como estudar para a prova de ingresso? Calma, é normal! Essa pegunta se passa na cabeça de todo candidato a mestrado. Confira nossas dicas.


Decidiu que vai se candidatar à um programa de mestrado, mas está com dúvidas sobre como estudar — Acredite, todos passam por isso! A seguir, confira nossas dicas de como preparar-se para conquistar a sua vaga de mestrado:

Mestrado — Conquiste a sua vaga

1. Leia o edital do mestrado

Pode parecer bobo, mas muitos candidatos pulam esta etapa importantíssima. Ler o edital dará todas as informações necessárias para conquistar a vaga: você saberá os temas que deverão ser estudados, o tempo de realização da prova, entre outras informações de suma importância aos candidatos de metrado.

2. Estude os temas e livros presentes no edital

É recomendável ter em mãos todos os temas exigidos no edital, pois assim você saberá o que é necessário estudar e/ou aprender. Além disso, é importante estudar os livros indicados para o mestrado, pois eles não foram inseridos ali ao acaso.

3. Estabeleça prioridades e organize-se

Após conhecer tudo o que é exigido no edital, comece a estruturar o seu planejamento de estudos — Grife os tópicos que considerar mais importantes e lembre de estudar tudo o que é exigido, inclusive o que você já tem familiaridade (é sempre bom fazer uma revisão). Inicie seus estudos levando em consideração a temática dos conteúdos. Por exemplo, se é necessário estudar temas de microbiologia, bioquímica e biologia celular, é preciso escolher um para iniciar, e não estudar um pouco de cada.

4. Defina metas

Para que você não se perca nos estudos (e para evitar ser dominado pelas redes sociais), defina metas semanais de estudo — como, por exemplo, "preciso ler quatro capítulos por semana". Lembre-se também de relaxar de vez em quando, exercite-se e separe um tempinho para ficar com os amigos e familiares.

5. Técnica Pomodoro de Produtividade

Utilize o método de gerenciamento criado por Francesco Cirillo: Estabeleça 25 minutos para fazer cada coisa, por exemplo ler um artigo — durante os 25 minutos você deve fazer a mesma atividade, sem interrupções (nada de celular, ir ao banheiro, beber água… nada!). Após esse tempo, você pode descansar por 5 minutos e retornar para o seu Pomodoro (ciclo de 25 minutos); mas depois de 4 ciclos, descanse por meia hora.


Viu como é fácil se programar para conseguir a sua vaga em um programa de mestrado? Se precisar de auxílio em seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico