Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

MESTRADO: Como fazer slides caprichados?

1 de julho de 2015

Está com dificuldades para preparar seus slides no mestrado? Calma, é normal! Os slides para apresentação de mestrado são um pouco diferentes dos preparados ao longo da graduação. A seguir, confira nossas dicas para fazer slides caprichados.


No mestrado (e doutorado), por mais que o estilo "slides em Comic Sans" seja cada vez mais raro (ufa!), ainda são dificilmente usados a favor de quem os apresenta. Eles simplesmente apresentam imagens e palavras jogadas que ninguem lê — Ou pior, que o apresentador lê.

Mas, como os slides vão sempre acompanhar os estudantes (e não apenas na graduação e mestrado), por que não tirar proveito desta ferramenta e torná-la uma aliada nas apresentações? Confira nossas dicas bem simples, mas que podem fazer a diferença!

Mestrado — Como fazer slides?

1. Fundo branco

O branco é a melhor cor para apresentações de slides, pois ilumina melhor a sala e evita o sono dos espectadores quando as luzes são apagadas — Deixe para usar outras cores como preto, por exemplo, para apresentar imagens com fluorescência.

2. Fonte sem serifa, com tamanho 20 (no mínimo)

Poucas pessoas sentam nas primeiras cadeiras nos auditórios. Dessa forma, o tamanho da fonte deve ser calculado para que todos nas cadeiras do fundo consigam ler com facilidade. Times New Roman é ótima para trabalhos de conclusão e artigos, mas nos slides prefira Arial, Tahoma ou Calibri — Todas elas não tem serifas e facilitam muito a leitura.

Não sabe o que são fontes serifadas? Confira aqui.

3. Imagens valem mais que palavras

Sempre que puder, substitua texto por imagem. Represente com figuras o objeto de estudo do seu trabalho, o equipamento utilizado e até as condições de experimento, por exemplo. Cuidado para não exagerar, as imagens geralmente são altamente didáticas para a plateia e ainda auxiliam a lembrar o que você tem que dizer, sem precisar ler.

4. Esquemas interativos

Você precisa apresentar fluxogramas ou descrever algo em sequência? Não deixe o quadro final pronto, utilize ferramentas de animação e faça com que as imagens acompanhem a sua fala. Por mais habilidoso que você seja para apontar para os slides, é difícil fazer com que as pessoas se concentrem no resultado final antes de você chegar lá — Esquemas interativos são ótimos para slides de metodologia.

Não sabe quais ferramentas utilizar e como fazer esquemas interativos? Confira nossas dicas de Prezi, aqui.

5. Slide bagunçado é slide ignorado

Você pode levar horas para encaixar 10 gráficos e caixas de texto em um único slide… mas, em menos de um minuto a plateia se desligará da sua apresentação. Por isso, é recomendável dividir o conteúdo em vários slides, ou no mínimo apresentar cada gráfico por vez, em slides separados — Não se preocupe se isso aumentará o tempo da sua apresentação.

6. Use, mas não abuse das animações

As animações deixam as apresentações de slides muito mais interessantes e interativas (e existem ferramentas gratuitas e de fácil utilização, como o Prezi), mas em excesso podem ofuscar o conteúdo da sua pesquisa, ou ainda te deixar confuso com a quantidade de cliques por slide. Na dúvida, utilize ferramentas básicas do PowerPoint — Não tem erro!


Viu como é fácil fazer sua apresentação no mestrado? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico

* Fonte: Pos-graduando