Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

MONOGRAFIA: Como fazer boas apresentações de slides?

10 de setembro de 2015

Chegou a hora de desenvolver a sua monografia, mas você está nervoso com a apresentação? Calma! A apresentação da monografia é super importante e sentir-se nervoso é comum, mas o sentimento pode ser evitado se você tiver um conteúdo de qualidade. A seguir, confira nossas dicas para montar uma apresentação envolvente.


Fazer apresentações já pode ser uma tarefa que não é fácil, ainda mais quando é a hora de defender a sua monografia. Além disso, falar diante de um público, seja ele conhecido ou não, deixa muitas pessoas nervosas. A situação piora mais ainda se você estiver inseguro quanto ao conteúdo da sua apresentação. Para evitar a ansiedade e nervosismo, confira 5 dicas simples para fazer slides incríveis para a sua monografia!

Monografia — Slides

1. Tamanho da fonte

Nunca use uma fonte com tamanho inferior a 24. Quanto menor a fonte, mais informações você terá que colocar para preencher o espaço vazio, o que não é bom. Além disso, fontes pequenas impossibilitam que as pessoas leiam as informações contidas no slide — E toda a pesquisa da sua monografia será em vão!

2. Tópicos

É fundamental que você divida as informações da sua apresentação em tópicos. Lembre-se de que a função de uma apresentação de slides é apontar para o estudante os próximos assuntos a serem discutidos/apresentados — Nunca use sentenças completas ou parágrafos inteiros como fonte de informação.

3. Imagens

Utilize imagens como apoio para a sua apresentação oral. Inclua o mínimo possível de texto em seus slides — Ao invés de de preencher seus slides com várias linhas de texto, não fica muito melhor selecionar imagens relevantes a respeito do assunto da sua monografia? Mantenha em mente: Uma imagem vale mais que mil palavras.

4. Textos de apoio

Essa é exatamente a função dos slides: oferecer apoio para o estudante. Nem pense em ler exatamente o que está escrito na sua apresentação! Ler exatamente o que está escrito nos slides vai fazer com que você pareça inseguro — Você precisa saber o que está falando e não contar com o conteúdo dos slides.

5. Número de slides

Ainda que o assunto da sua monografia seja extenso, limite o número de slides da sua apresentação — Pense como é chato assistir apresentações longas demais, por isso seja objetivo e claro nos seus slides; apresente somente o necessário.


Se precisar de ajuda com a sua monografia, solicite nosso apoio acadêmico.

Deseja auxílio na sua monografia?