Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

MONOGRAFIA: Como escolher o meu orientador?

3 29 de janeiro de 2015

Chegou a hora de desenvolver a sua monografia. É chegada a hora de escolher, também, o seu orientador — tarefa que pode ser fácil, mas é de extrema importância para a realização da sua monografia. Não é uma escolha difícil, pois nas instituições de ensino atuam diversos profissionais qualificados (com pós graduações, mestrados, doutorados, entre outros) e, com certeza, têm muito conhecimento sobre determinadas áreas. Assim, é importante que você escolha um profissional que tenha bastante conhecimento do tema escolhido para a sua monografia.

O orientador irá auxiliar todo o processo de elaboração da sua monografia. Ele participará de todas as etapas, esclarecendo e orientando o seu trabalho para que o seu projeto tenha ótimos resultados — tanto no projeto escrito (monografia) quanto na apresentação para a banca.

Como faço para escolher meu orientador?

A primeira coisa a fazer é definir o tema da sua monografia, ou seja, qual área dentro do seu curso você irá abordar no seu trabalho de conclusão — como, por exemplo, se você estuda Administração, algumas áreas de pesquisa poderiam ser Recursos Humanos, Finanças, Marketing, entre outras —, assim, ao definir sua área de pesquisa, será possível escolher o professor mais preparado para orientar a sua monografia.

Confira mais algumas dicas úteis na escolha do orientador da sua monografia:

Afinidade

Se possível, tenha afinidade com o professor escolhido. É comum escolher professores que te deram aula, pois assim você já os conhece e, é posssível, que se tenha mais afinidade. Procure um orientador que conheça e goste da área escolhida por você.

Tempo

Esse é um dos pontos mais importantes na hora de escolher o orientador da sua monografia (ou TCC). É comum ouvir alunos reclamarem da falta de tempo de seus orientadores, ou que não os encontram, entre outras queixas. O ideal é que você saiba quantos alunos o seu professor irá orientar, quais os dias em que ele estará disponível para discutir o seu trabalho, se ele constuma orientar e receber materiais por e-mail, entre outras questões.

Inovação

Procure o auxílio de um profissional que traga boas ideias para a sua monografia. É comum encontrar professores que não demonstram interesse por áreas específicas ou que não se esforçam muito dentro da sala de aula —  evite esse tipo de profissional! Opte por professores que se destacam e que têm interesses parecidos com os seus, pois assim será muito mais fácil desenvolver a sua monografia.

Converse com outros alunos

Tente conversar com alunos que já fizeram a monografia com a orientação dos seus professores, para descobrir como eles costumam atuar neste tipo de atividade. Afinal, é possível que professores que são ótimos em sala de aula, sejam péssimos orientadores — e vice-versa!

É importante levar todas essas dicas em consideração quando o assunto é "como escolher o orientador". Lembre-se que é uma escolha muito importante, pois o auxílio de um profissional na hora de desenvolver a sua monografia é fundamental. Portanto, seja cauteloso na escolha — dificilmente será possível trocar de orientador.

Após decidir o professor que você deseja para orientador a sua monografia (TCC), faça um convite para o mesmo de forma educada, clara e, se possível, formal. Lembre-se que o professor pode optar por não orientar o seu trabalho, se ele não quiser. Por isso, é importante ser educado e dizer que seria uma honra tê-lo como seu orientador, pois você acredita que juntos poderão realizar um ótimo trabalho de conclusão — A chance de um profissional recusar um pedido desse, com certeza, será muito menor.

Deseja auxílio na sua monografia?