Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

MONOGRAFIA: Como escrever?

26 de maio de 2015

A parte textual da monografia é o elemento (obrigatório) da pesquisa onde o aluno deve argumentar e mostrar o resultado de seu trabalho. E como fazer isso? A seguir, confira nossas dicas.


Após a parte pré-textual da monografia, é hora de desenvolver a parte textual, isto é, escrever a pesquisa em si. A parte textual da monografia pode ser dividida em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. A seguir, confira as características de cada uma delas:

Monografia — Parte textual

1. Introdução

A introdução é o elemento da monografia em que o estudante identifica o problema a ser debatido durante o trabalho e seus objetivos — Nessa parte do trabalho, o objeto de estudo deve ser caracterizado. Além disso, é possível apresentar as primeiras hipóteses e contextualizações do tema escolhido, bem como seus antecedentes. É importante também que a justificativa esteja presente na introdução, ou seja, os motivos para que o trabalho tenha um valor científico. De forma alguma a introdução deve ser uma repetição do que já foi apresentado no resumo — São dois elementos da monografia totalmente distintos.

2. Desenvolvimento

O desenvolvimento (ou "corpo do trabalho") é o elemento em que se deve argumentar e debater as hipóteses apresentadas na introdução. O aluno deve utlilizar referências e citações de obras, jornais, revistas, entre outros, para basear seus argumentos e evidenciar o seu ponto de vista. Além disso, o desenvolvimento deve apresentar os resultados da metodologia proposta no projeto de pesquisa como, por exemplo, questionários, entrevistas, entre outros — Lembre-se: O desenvolvimento pode ser dividido em diversas seções e subseções.

3. Conclusão

A conclusão da monografia é uma retomada dos principais pontos apresentados ao longo do desenvolvimento. É também o espaço para a apresentação dos resultados obtidos com a investigação do tema. Nela, o aluno deve mostrar qual é a sua conclusão em relação ao problema apresentado na monografia e pode até propor possíveis soluções. Por fim, toda a monografia, inclusive a parte textual, deve seguir as normas da ABNT.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE A MONOGRAFIA:

1. Confira como desenvolver monografias relevantes para a sua área de estudo.
2. Veja nossas dicas de como começar a sua monografia.
3. Conheça a estrutura para a elaboração de uma monografia.
4. Saiba quais são os tipos de monografia e como formatar corretamente a sua.
5. Tire suas dúvidas e saiba como elaborar o resumo da sua monografia.
6. Confira como fazer a conclusão da sua monogafia.
7. Verifique as normas da ABNT para formatação de monografias.


Viu como é fácil escrever a sua monografia? Se precisar de ajuda com o seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Deseja auxílio na sua monografia?