Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

MONOGRAFIA: Como devo fazer a conclusão?

4 de fevereiro de 2015

Chegou a hora de concluir a sua monografia e você não sabe por onde começar? Calma, é normal! Depois de tanta pesquisa, redigir todo o conteúdo da monografia… é preciso concluí-la — e como fazer isso? Confira nossas dicas e tenha uma monografia nota 10:

Como fazer a conclusão da monografia?

A conclusão é o espaço de análise sobre todo o conteúdo presente na monografia — é hora de dar um desfecho. Deve ser escrita com verbos no presente do indicativo, na 1ª pessoa do singular, uma vez que, no conjunto do trabalho (monografia), é o momento no qual o estudante deve expressar, de forma objetiva, sobre o tema escolhido e as teorias analisadas — deve ser redigida tendo em vista os resultados obtidos (decorrente dos dados obtidos ou fatos observados), portanto, não se deve introduzir novos argumentos, apenas constatar o que foi encontrado ao longo da pesquisa.

A conclusão da monografia vai (ou não) confirmar as hipóteses levantadas, bem como afirmar se os objetivos foram realmente concretizados, de acordo com o que foi proposto. É recomendado não fazer nenhuma citação, considerando que tratam-se de deduções lógicas obtidas através das ferramentas escolhidas para a pesquisa.

A conclusão da monografia deve expressar a opinião do aluno em relação ao conteúdo da pesquisa — é preciso concluir de forma crítico-reflexiva. O intuito da monografia é despertar e incentivar o senso crítico dos estudantes.

O tamanho da conclusão pode variar, de acordo com o tema proposto, com a quantidade de assuntos abordados, o tipo de trabalho (graduação, pós-graduação, entre outros) — mas, em média, tem 2 a 3 páginas, mas deve prevalecer a opinião do aluno e do orientador.


Viu como é fácil redigir a conclusão da sua monografia? Confira o exemplo que preparamos com todos os itens necessários para um trabalho de conclusão de curso nota 10:

MONOGRAFIA: Como devo fazer a conclusão?