Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

Monografia: Como fazer o resumo?

1 2 de fevereiro de 2015

É comum que muitos estudantes tenham dúvidas sobre como fazer o resumo da monografia. Para elaborar este item obrigatório do texto acadêmico-científico é preciso seguir algumas regras fáceis que deixarão sua monografia ainda mais convidativa à leitura. Confira!

O resumo da monografia deve apresentar 4 pontos fundamentais sobre o tema:

O quê? — Explique o título da sua monografia.

Por quê? — Explique o motivo da sua escolha.

Como foi elaborada a monografia? — Explique o tipo de pesquisa realizada (quantitativa ou qualitativa), quais foram as técnicas utilizadas e os meios pelos quais foram obtidas as referências bibliográficas (fundamentação teórica).

O que você concluiu após a pesquisa? — A verificação ou constatação sobre tudo o que foi lido, analisado e desenvolvido ao longo da monografia.

Lembrando que para o caso de uma pesquisa qualitativa (estudo de campo) é importante que os resultados tabulados sejam mencionados de forma objetiva no resumo — deixe para explanar com mais profundidade ao longo da monografia.

Para monografias de graduação e pós-graduação, o resumo ideal deve ter, no máximo, 250 palavras (ou o mais próximo possível disto). Assim, será possível apresentar os conceitos e definições estabelecidos pelos autores especializados (marcos teóricos) sobre o tema central da sua monografia. Para a formatação ideal, deve-se seguir as normas estabelecidas pela ABNT NBR 6028, 2003 — confira um post sobre isso, aqui.

Recomenda-se que o conteúdo do resumo (na língua vernácula e estrangeira) esteja na terceira pessoa do singular (como o restante da monografia) e em voz ativa. Também deve ser feita uma pequena lista de palavras (no mínimo três) para indexação.

Além do resumo na língua vernácula (no caso, a Língua Portuguesa), é item obrigatório nas monografias que os alunos elaborem um resumo em língua estrangeira. Devem ser seguidas todas as regras do resumo normal, mas deve ser escrito em outro idioma (geralmente é feito na Língua Inglesa) — Em inglês ABSTRACT, em espanhol RESUMEN e em francês RÈSUMÉ —, ficando a escolha a critério do aluno.

A seguir, confira um manual com exemplo de resumo e como fazer a formatação correta da sua monografia:

Manual Resumo da Monografia