Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Atendimento via WhatsApp: (11) 9.8246-0190.

Central de Atendimento

MONOGRAFIA: Como fazer?

4 28 de janeiro de 2015

Chegou a hora de desenvolver o seu trabalho de conclusão e você está com dúvidas? Não sabe por onde começar a escrever a sua monografia? Confira nossas dicas e comece a desenvolver o seu trabalho.

A monografia, assim como o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), é um trabalho delimitado, estruturado e desenvolvido em torno de um tema definido pelo estudante. A monografia pode se enquadrar nos seguintes tipos:

Monografia de análise teórica sobre um assunto pesquisado bibliograficamente.

Monografia de análise teórico-empírica, que represente uma pesquisa de campo.

• Monografia apresentada na forma de um estudo de caso.

Confira a seguir, as diferenças entre os tipos de monografias:

Monografia de Análise Teórica

Caracteriza-se por um trabalho teórico-conceitual sobre um tema pesquisado bibliograficamente — geralmente, apresenta uma simples organização coerente de ideias, originadas a partir de autores renomados que escreveram sobre o tema e/ou que são reconhecidos na área de estudo.

Monografia de Análise Teórico-Empírica

Nesta categoria, a monografia pode ser:

• Uma análise simples e interpretativa de dados primordiais do tema escolhido, com embasamento bibliográfico.

• Um teste de hipóteses, modelos ou teorias — a partir de dados primários e/ou secundários.

• Um trabalho inovador, a partir de dados primários e/ou secundários — Dados primários são as informações obtidas diretamente no campo de origem do objeto de pesquisa; já os dados secundários são obtidos, por exemplo, em obras bibliográficas ou relatórios de pesquisa sobre o mesmo tema.

Monografia de Estudo de Caso

Análise específica da relação entre um caso real e hipóteses, modelos e teorias — a monografia de estudo de caso deve ser realizada a partir de uma análise baseada em uma determinada organização (esta é a opção mais comum). Embora, uma monografia deste tipo possa ser desenvolvida em qualquer outro contexto que simbolize a situação encontrada e apresente soluções e/ou mudanças no contexto analisado.


Viu como é fácil identificar o modelo da sua monografia? Este é o primeiro passo para desenvolver um ótimo trabalho de conclusão — Mas, outro passo importante para que a sua monografia fique perfeita é a formatação. Se você tem dificuldades em formatar o seu trabalho confira o nosso manual de formatação para monografia (veja como formatar o seu trabalho 'passoa a passo'):

Manual de Formatação para Monografias