Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

MONOGRAFIA: Conteúdos relevantes

1 3 de fevereiro de 2015

Chegou a hora de desenvolver a sua monografia e você não sabe por onde começar? A elaboração da monografia é uma das fases mais importantes da vida acadêmica dos estudantes — é a hora de colocar todo o seu conhecimento à prova, e como fazer isso? Lendo! Embasamento teórico em conjunto com o conhecimento adquirido durante os ans de graduação: é tudo o que você precisa.

Ler é a base para qualquer monografia. Por isso, é importante trabalhar a compreensão de textos para um melhor aproveitamento de conteúdos na sua pesquisa. Para garantir que isso acontença, é preciso ficar atento e aprimorar a sua capacidade de interpretação.

Além do método tradicional de fazer anotações e destacar informações importantes, é possível recorrer a mais uma estratégia: a de fazer perguntas durante a leitura. Existem algumas questões que são fundamentais para compreender o máximo possível das obras utlizadas como referência para a sua monografia. Confira:

1. O que o autor está tentando dizer?

Todos os livros (artigos, jornais, entre outros) têm uma mensagem a passar — o seu significado. Entender qual é o tema da obra (assunto) é a primeira resposta que se deve buscar para compreender o material e identificar o que é relevante para a sua monografia.

2. Como o autor transmite a mensagem?

Essa pergunta diz respeito à argumentação do autor, seu posicionamento em relação ao tema (de sua obra, seu posicionamento ideológico). É preciso prestar atenção no conteúdo: críticas, elogios, questionamentos, entre outros. É preciso ficar atento, também, às referências utilizadas — elas falam muito sobre o autor. Por exemplo, um escritor que cita Karl Marx em uma obra sobre economia, provavelmente, terá uma posição crítica ao capitalismo.

3. Qual o ponto mais marcante?

Todos os textos têm um argumento central, o mais importante a ser discutido (mesmo que existam vários tópicos em questão). Encontrá-lo diz muito sobre toda a obra — e essencial para a sua monografia —, bem como o ponto de vista do autor. Esta também é uma forma de encontrar outros métodos semelhantes, assim você pode pesquisar em obras relacionadas.

4. Você concorda com o ponto de vista (ou não)?

Ler é uma ótima forma de aprimorar o seu senso crítico, portanto, estar atento ao que está escrito nos livros é essencial. Muitas vezes, os autores podem ser influenciados por questões políticas, sociais que podem gerar interpretações tendenciosas sobre o assunto. Pos isso, é importante ter o senso crítico, assim, é possível fazer críticas conscientes e substanciais.

5. Qual o contexto social da obra?

Depende da época em que o livro foi publicado, é possível notar a diferença de valores éticos e concepções diferentes das adotadas hoje — ainda assim, é possível compreender o valor do material.

6. Como a obra pode ser utilizada na minha monografia?

Após ler e compreender a obra, fica mais fácil saber se ela é relevante (ou não) para a sua monografia. Saber julgar se o conteúdo é relevante para a sua pesquisa pode ser um dos passos mais importantes — afinal, é o embasamento teórico do seu trabalho. Por isso, leia com atenção e saiba extrair somente o que é importante para a sua monografia.