Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Atendimento via WhatsApp: (11) 9.8246-0190.

Central de Atendimento

Monografia: Dicas

1 29 de janeiro de 2015

Chegou a hora de desenvolver a sua monografia e você não sabe por onde começar a sua pesquisa? Escrever a sua monografia pode ser um dos maiores desafios da sua vida acadêmica — são muitas páginas, pontos a serem argumentados e livros a serem lidos. Entretanto, uma pesquisa bem feita é o primeiro passo para uma carreira de sucesso. A seguir, confira algumas dicas que podem ser de grande ajuda:

1. Converse com seu orientador (antes de começar a escrever a sua monografia)

Você pode achar que o seu tema é ótimo, mas lembre-se: a banca examinadora também precisa gostar do seu tema, ou, pelo menos achá-lo interessante. Portanto, é de extrema importância que você converse com seu orientador sobre o seu tema. Ele poderá dizer se o tema proposto é bom, que linha de pesquisa você deve seguir e até ajudar com referências e fontes pertinentes ao seu trabalho.

2. Planejamento

Quando tiverum tema definido, comece a preparar o planejamento de tudo o que será feito — o planejamento pode ser alterado ao longo das suas pesquisas, contudo, é sempre bom ter manter o cronograma e tentar alterá-lo sem perder os prazos: tenha um prazo final bem delimitado. Saiba quais dias você não terá como escrever nada (semanas de prova, eventos sociais, viagens, entre outros) na sua monografia e os dias de maior produtividade (finais de semana, feriados, entre outros). Determine um prazo antes do estabelecido pelo seu orientador, assim, se você tiver algum imprevisto terá como resolver os problemas sem se prejudicar.

3. Organize suas ideias

Monografias, geralmente, são compostas por muitas (em média, mais de 50). Ao invés de tentar pesquisar tudo de uma vez (e de maneira desorganizada), crie tópicos e fracione a sua pesquisa para organizar o desenvolvimento de seu trabalho — assim, você evita confusões na hora de escrever e terá como avaliar o andamento da sua monografia com exatidão.

4. Não deixe sua monografia de lado

Mesmo que você esteja exausto, cansado e com muitas coisas para fazer… não deixe sua monografia de lado — é essencial que você mantenha o ritmo. Quando estiver em um dia de baixa produtividade, tente escrever pelo menos um parágrafo. Dessa forma, você não perde o ritmo e continua com o desenvolvimento da sua monografia.

5. Revisão profissional

Antes de entregar a sua monografia, peça para seu orientador revisá-la (se ele tiver tempo e estiver disposto) ou contrate um revisor para corrigir todos os erros do seu trabalho — confira aqui, um post sobre as normas da ABNT para monografias. Além disso, ele poderá dizer se a sua pesquisa está clara, se o texto está objetivo e se a conclusão está condizente com o conteúdo da monografia.

Deseja auxílio na sua monografia?