Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

Monografia: Estrutura e normas para sua elaboração

15 de julho de 2014

Muitos estudantes se perdem na hora de elaborar suas monografias. Pensando nisso, disponibilizamos aqui algumas dicas para que você possa sempre consultar e não se "perder" no meio do caminho.

Principais Partes da Monografia

A monografia é dividida em uma estrutura com três elementos básicos: pré-textuais, textuais e pós-textuais. Para facilitar a elaboração da monografia — e também a sua leitura — é preciso seguir a seguinte estrutura:

Elementos Pré-Textuais: Capa, Folha de Rosto, Folha de Aprovação, Dedicatória, Agradecimentos, Resumo em Língua Vernácula (e também em Língua Estrangeira), Listas (Figuras, Tabelas, Gráficos, entre outros) e Sumário. 

Elementos Textuais.

Elementos Pós-Textuais.

Monografia: Elementos Pré-Textuais

O primeiro elemento é a Capa, que deve conter:

Monografia: Capa

Logo em sequência, vem a folha de rosto composta de anverso e verso.

Anverso da folha de rosto

Folha de Rosto

Verso da folha de rosto

Deverá conter a ficha catalográfica, conforme o Código da Catalogação Anglo-Americano vigente. ATENÇÃO: Normalmente a Instituição de ensino fica responsável pela inserção da ficha catalográfica.  

Folha de Aprovação

Monografia: Folha de Aprovação

Dedicatória e Agradecimentos

(MODELO DE DEDICATÓRIA – tamanho 12 (podendo ser em itálico) – alinhado a 6 cm da margem esquerda – espaçamento simples – digitado acima da margem inferior – sem aspas) 

Elementos Textuais

Constituídos de três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Introdução — Parte Inicial do Texto

Deverá conter os objetivos do trabalho, o quadro teórico em que ele se fundamenta, a formulação do problema e da hipótese, os trabalhos semelhantes referentes ao mesmo tema e, consequentemente, resenha crítica e a orientação do leitor quanto ao assunto a ser abordado.

Desenvolvimento — Corpo do Trabalho

Deverá conter a exposição ordenada e pormenorizada do assunto (divididos em seções e subseções que variam em função da abordagem do tema e do método).

Conclusão — Parte Final do Texto

Deverá apresentar as conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. Faz parte da conclusão, por exemplo, a indicação das hipóteses que não foram comprovadas e daquelas que o estudo detectou para futuras indicações.  

Elementos Pós-Textuais

Um dos principais elementos pós-textuais são as referências bibliográficas, onde deve-se obdecer a NBR 6023 e colocar todos os livros, artigos, resumos, textos, sites e afins que você utilizou para a construção de sua monografia.


Viu como é fácil elaborar a sua monografia? Confira mais algumas dicas gerais, aqui. E, se preferir, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico