Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

MONOGRAFIA: Como fazer um levantamento bibliográfico?

1 16 de julho de 2015

Chegou a hora de redigir a sua monografia e você está cheio de dúvidas? Calma, é normal! Escrever uma monografia não é tarefa fácil, mas pode ser simplificada quando se sabe fazer um bom levantamento bibliográfico. A seguir, confira nossas dicas!


Após contar com um orientador e eleger um tema para a sua monografia, o próximo passo é descobrir e estudar a literatura sobre o tema, que só terminará quando estiver definido completamente como a pesquisa será realizada.

Monografia — Levantamento Bibliográfico

São quatro os produtos-alvo do levantamento bibliográfico:

1. A fundamentação teórica;
2. O estado da arte sobre o assunto mais geral;
3. O estado da arte sobre o tema mais restrito;
4. A fundamentação metodológica e o estado da técnica relacionados aos procedimentos metodológicos escolhidos.

Todos os produtos-alvo do levantamento bibliográfico têm a função de garantir que o autor não reinventará a roda: deve-se avaliar o que outros estudantes/pesquisadores já estudaram e compilaram, garantindo que não fornecerá a mesma resposta para a pergunta que alguém já fez — Porém, cada produto-alvo tem suas particularidades.

O primeiro produto-alvo do levantamento bibliográfico é a redação sobre a fundamentação teórica. Você deve ser capaz de descobrir, estudar e registrar os conceitos centrais da monografia, a terminologia usada na área, as obras bibliográficas mais importantes para a perspectiva teórica em estudo, e as vantagens e desvantagens dessa perspectiva — O leitor deve conseguir identificar exatamente o assunto, o tema e os limites teóricos sobre os quais a sua monografia foi realizada.

O segundo produto-alvo do levantamento bibliográfico é o simples estudo sobre o estado da arte daquele assunto mais geral. Você deve ser capaz de descobrir e estudar vários trabalhos recentes e reconhecer problemas de pesquisa ainda não respondidos. Consequentemente, após esse estudo será possível determinar um problema original e os objetivos da monografia.

O terceiro produto-alvo do levantamento bibliográfico é a redação sobre o estado da arte daquele tema mais específico, o que se encerra algum tempo após a determinação do problema e dos objetivos do trabalho. Você deve ser capaz de descobrir, estudar e registrar outros resultados que sejam parcialmente ou totalmente compatíveis com o problema da sua monografia. Adicionalmente, essa etapa permitirá reconhecer os procedimentos metodológicos mais apropriados e os resultados anteriores que devem ser comparados com os resultados futuros.

O quarto produto-alvo do levantamento bibliográfico é a redação sobre a fundamentação metodológica da pesquisa. Você deve ser capaz de descobrir, estudar e registrar os princípios básicos, o potencial e as limitações dos procedimentos metodológicos escolhidos. O leitor, por sua vez, será capaz de repetir o trabalho e obter resultados similares se o mesmo percurso metodológico for seguido.

Confira a "Parte 2" deste post, aqui.


Viu como é fácil fazer a sua monografia? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Deseja auxílio na sua monografia?