Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

NOVA ORTOGRAFIA: Curiosidades

18 de março de 2015

Você sabe quantas palavras perderam acento com a nova ortografia? Nós temos essa informação! Confira esse post e descubra várias curiosidades sobre a útlima reforma ortográfica (2009).


Nova Ortografia — Curiosidades

A seguir, veja as principais mudanças na nova ortografia e a quantidade de palavras que foram alteradas (não possuem mais acentos ortográficos):

Nova Ortografia — Curiosidades

A nova ortografia está em vigor desde janeiro de 2009 (mas teve um período de adaptação até o ano de 2012), as mudanças geraram polêmicas e ainda causam dúvidas. Segundo o Ministério das Educação (MEC), a medida deve facilitar o intercâmbio cultural e científico entre países que falam a língua portuguesa.

Período de Adaptação

Os falantes do idioma tiveram até dezembro de 2012 para se adaptarem às novas regras. Nesse período, as duas normas ortográficas foram aceitas em exames escolares, vestibulares, concursos públicos, entre outros. Em Portugal, cerca de 1,6% das palavras foram alteradas, aqui [no Brasil] apenas 0,5%.

Atualização das Instituições de Ensino

De acordo com o MEC, desde 2010 os livros didáticos das escolas e universidades de rede pública do país foram modificados para os padrões da nova ortografia — Contudo, as mudanças nas instituições de ensino foram feitas a partir de janeiro de 2009.

Reforma na Escrita

A proposta da nova ortografia é meramente ortográfica, portanto, não afeta a língua falada — Além disso, a reforma não eliminou as diferenças presentes entre o português brasileiro e o europeu.


Viu como o Novo Acordo Ortográfico não é tão complicado? Se precisar de auxílio para revisar seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico