Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ORTOGRAFIA: Cinco recursos online grátis

8 de abril de 2015

Ainda tem dúvidas sobre a nova ortografia? Calma, é normal! A seguir, confira uma lista com cursos, aulas, páginas interativas e jogos que ensinam as novas regras da língua portuguesa.


As novas regras firmadas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (de 1990!) são válidas desde 2009, mas ainda causam muitas dúvidas. Tanto que, no final de 2012, o Senado prorrogou por mais três anos o período de transição para a nova ortografia. Porém, a partir de 1º de janeiro de 2016, não tem mais jeito — O Brasil e todos os países lusófonos deverão padronizar sua escrita.

Para que ninguém fique por fora da nova ortografia, listamos 5 recursos online gratuitos para não errar mais na ortografia. Confira!

Ortografia — Recursos Online

1. JurisWay

JurisWay

O Portal é dedicado a discutir questões importantes do mundo jurídico. Além disso, disponibiliza cursos gratuitos sobre diversos temas — Incluindo a Nova Ortografia.

2. Câmara dos Deputados

Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados disponibliza uma página interativa elaborada pelo CEFOR (Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento) — Apresenta o histórico do acordo, seus detalhes por tema (alfabeto, trema, acentuação e hífen), além de exercícios.

3. Plataforma iPED

iPED

A plataforma reúne cursos de diversos assuntos, dentre eles a Nova Reforma Ortográfica — É possível ter acesso a conteúdos sobre a nova ortografia e participar de fóruns de discussão.

4. Game da Reforma Ortográfica

Game da Reforma Ortográfica

Jogo online gratuito sobre a Nova Ortografia, desenvolvido pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) — Apresenta questões de ortografia, é ideal para se distrair e apresentar as novas regras às crianças.

5. UOL Educação

UOL Educação

O Portal UOL tem uma seção dedicada à Nova Ortografia, onde reúne notícias sobre o acordo, vídeos e podcasts de especialistas — Além disso, disponibiliza planos de aulas para professores, dicas e exercícios.


Precisa de ajuda para desenvolver seus trabalhos? Solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico