Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

PESQUISA: Como encontrar um artigo científico?

3 de agosto de 2015

Está com dificuldades para realizar suas pesquisas acadêmicas? Calma, é normal! É comum ver estudantes falarem que não acham artigos sobre determinados temas, ao longo de suas pesquisas. A seguir, confira nossas dicas sobre como encontrar publicações científicas — Afinal, com o auxílio da internet é possível realizar suas pesquisas em revistas online, sites, plataformas de currículos online e índices eletrônicos, é possível encontrar 99,9% dos trabalhos procurados.


Pesquisa — Como encontrar artigos?

1. Use os buscadores científicos especializados, como o Web of Science, Scopus, JSTOR e SciELO — Confira muitos outros, aqui.

2. O Google, especialmente a versão Scholar (acadêmico), ajuda muito também. Porém, os trabalhos científicos são mais facilmente encontrados nos índices especializados.

3. O Portal Periódicos da Capes não serve para levantamento bibliográfico direto; mas serve para baixar alguns PDFs que você já tem na lista de procurados.

4. Caso não ache o trabalho desejado nos índices ou um livro específico, procure pelo site do autor ou de um dos coautores. Muitos disponibilizam PDFs online ou enviam por e-mail.

5. Há também os repositórios online de preprints (versões finais não-diagramadas de artigos no prelo), como o arXiv.

6. Procure trabalhos nas melhores bibliotecas universitárias da sua área. Por exemplo, a Biblioteca Digital da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) é ótima para artigos, teses e trabalhos de conclusão, enquanto o Acervo Online da USP (Universidade de São Paulo) é ótima para livros.

7. Em último caso, ainda há a opção de trocas e empréstimos entre bibliotecas universitárias. Converse com algum funcionário da secretaria da sua biblioteca e pergunte sobre essa possibilidade.

8. Em se tratando de livros, há sites como o Google Books, onde é possível achar até mesmo trabalhos inteiros em PDF. Faça download apenas dos que tiverem distribuição gratuita.

9. No caso de trabalhos de conclusão de curso (dissertações e teses), o melhor é consultar o banco de teses da Capes.

10. Só depois de tentar todos esses recursos, faça pedidos de bibliografia aos seus colegas em fóruns, redes sociais, mailing lists etc. Dica: nunca escreva para o seu orientador pedindo, por exemplo, "tudo o que você tem sobre o assunto X", pois isso pode demonstrar imaturidade profissional.


Viu como é fácil realizar uma pesquisa acadêmica? Se precisar de ajuda com seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico

*Adaptado de Sobrevivendo na Ciência