Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

PESQUISAS: Como pesquisar em bases científicas

31 de março de 2015

Está com dificuldades para fazer suas pesquisas? Calma, é normal! A seguir, confira como pesquisar em bases de artigos científicos de forma fácil e descomplicada.


As bases de dados científicos podem não ser muito fáceis de se usar de início. Por permitirem o uso de muitos filtros, as interfaces podem assustar os estudantes. Além disso, as pesquisas feitas nessas bases de artigos, requerem um cuidado maior na escolha das palavras-chave. Confira como realizar as suas pesquisas:

Pesquisas — Bases de Artigos

1. Seleciona bem as palavras-chave

Saiba exatamente o que procura: é importante para conseguir filtrar as pesquisas que mais auxiliarão os seus trabalhos. Isso pode ser feito tendo como referência outro artigo, com a ajuda de um professor ou utilizando o índice de assuntos da própria base — também é importante saber como procurar em outros idiomas.

2. Busca avançada

Se as suas pesquisas estão retornando muitos resultados, é possível usar a busca avançada para refiná-la. Dependendo da base de artigos, é possível refinar a pesquisa com o auxílio dos filtros — como, por exemplo, assunto, idioma, ano de publicação, entre outros.

3. Operadores booleanos

Os operadores booleanos são os conhecidos "and", "or" e "not". A maioria das bases de atigos aceita a utilização de operadores para refinar as pesquisas. Algumas buscas também oferecem essa funcionalidade através de seletores. Exemplos:

"Termo A and Termo B" — só trará resultados que contenham o termo A e o termo B.

"Termo A or Termo B" — trará todos os resultados que contenham o termo A ou o termo B.

"Termo A not Termo B" — trará todos os resultados que contenham apenas o termo A e não o termo B.

Confira aqui, um post com algumas bases de artigos de periódicos que são ótimos pontos de partida para pesquisas acadêmicas.


Viu como é fácil fazer suas pesquisas? Se precisar de auxílio, solicite o nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico