Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

PLÁGIO: Ferramentas que ajudam a detectar cópias

1 26 de fevereiro de 2015

O plágio — copiar textos de outras pessoas e usá-los em alguma pesquisa — é um problema cada vez mais comum nas faculdades. Da mesma maneira que a tecnologia auxilia a encontrar conteúdos interessantes, pode ser uma ferramenta muito útil na hora de detectar plágio em trabalhos acadêmicos. Confira (a seguir) alguns softwares que detectam o plágio:

Turnitin

Turnitin

O Turnitin é um dos detectores de plágio mais utilizados por instituições de ensino — mais de 15 mil instiuições utilizam o software no mundo. Ele informa aos professores a porcentagem de conteúdo que não é autêntica e destaca os trechos em que houve plágio do estudante, além de mostrar a fonte do conteúdo original. O uso do software só é possível se for utilizado pela sua instituição, não é possível usá-lo individulamente.

Plagiarism Checker

Plagiarism Checker

O site é bem fácil de usar, porém não é uma opção muito prática para trabalhos muito extensos, pois somente procura frases, e não o texto na íntegra — o site compara o texto fornecido pelos usuários com conteúdos encontrados no Google ou Yahoo, é ótimo para identificar plágios mais óbvios.

PlagScan

PlagScan

O PlagScan permite que os usuários enviem trechos dos materiais que desejam consultar e, a partir daí, o conteúdo é verificado. Além disso, o site fornece relatórios que destacam os conteúdos copiados, informando as fontes originais — e o melhor: está disponível para uso individual!


Lembre-se: Plágio é coisa séria! Porém, mesmo em trabalhos feitos com bastante capricho é recomendável que se use softwares anti-plágio para identificar pequenos erros como, por exemplo, citações sem referências, entre outros pesquenos equívocos. Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Solicite nosso apoio acadêmico