Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

PÓS-GRADUAÇÃO: Como escolher um curso a distância?

1 2 de abril de 2015

Está pensando em começar a sua pós-graduação, mas não tem tempo para aulas presenciais? Já pensou em cursar a sua pós-graduação a distância?! Confira esse post e veja as nossas dicas.


A cada ano, mais estudantes se aproximam da educação a distância — mais conhecida como EAD. Seja pela realização de cursos livres na internet, de matérias online da faculdade presencial ou até mesmo um curso semipresencial de graduação.

Mas e a pós-graduação? Nem sempre é fácil escolher dentre tantas opções existentes hoje. Em todo o país, existem mais de 200 instituições que oferecem mais de 9 mil cursos (incluindo os livres e os autorizados pelo MEC), segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Além disso, outras dúvidas podem surgir como, por exemplo, "a pós-graduação terá a mesma validade de um curso presencial?", "será aceita em um eventual concurso público?" ou "existe a possibilidade de não pagar pela pós-graduação EAD?" — A seguir, confira todas as respostas para esses questionamentos e todas as informações necessárias sobre pós-graduação a distância.

Pós-Graduação — Cursos a Distância

1. Credenciamento da instituição

Os cursos de pós-graduação a distância só podem ser oferecidos por instituições que possuem o credenciamento para essa modalidade. Uma das maneiras de consultar a situação da faculdade é pelo sistema e-MEC — Na opção "consulta avançada", é possível analisar os processos de credencimento das instituições de ensino do país.

2. Cursos autorizados

Além das informações do sistema e-MEC, os estudantes podem consultar as informações disponibilizadas pelo Ministério da Educação a respeito dos cursos de pós-graduação — Consulte aqui. No entanto, esses dados podem estar desatualizados, por isso é recomendável complementar as informações com a própria instituição ou através da ABED.

3. Histórico da instituição

Uma das melhores maneiras de observar se a instituição possui alguma pendência administrativa junto ao MEC, é verificar se há um histórico negativo de falhas administrativas ou denúncias de ex-alunos. Todas as queixas são acompanhadas por uma diretoria do MEC e a melhor forma de entrar em contato é pelo e-mail supervisaoead@mec.gov.br.

4. Polos presenciais

Apesar de serem classificados como cursos de pós-graduação a distância, o aluno deverá comparecer a um polo presencial para realizar provas e realizar a apresentação do trabalho de conclusão, por exemplo. Esses locais devem ser reconhecidos pelo MEC e o aluno pode inclusive exigir por melhorias, se necessário — Para maiores informações sobre os polos presenciais, os alunos devem consultar o sistema e-MEC.

5. Gratuidade

É comum algumas universidades públicas oferecerem cursos de pós-graduação a distância gratuitos em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é uma entidade federal que oferta cursos online, especialmente para professores. Além da UAB, outras instituições oferecem cursos de pós-graduação gratuitos, dentre elas destaca-se a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que oferece cursos gratuitos, alguns em nível de especialização.

6. Certificação

Os certificados de conclusão de cursos a distância têm a mesma validade dos concedidos em cursos presenciais. Além disso, "os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registradas na forma da lei, terão validade nacional. Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos" (Art. 5º do Decreto 5.622 de 2005), como afirma o MEC — Confira aqui. Se o candidato encontrar informações diferentes em editais de certames ou de outras seleções públicas, deve questionar a banca organizadora ou pedir orientações adicionais ao Ministério da Educação.


Viu como funcionam os cursos de pós-graduação a distância? Além das dicas presentes nest post, é recomendável que o aluno pesquise e compare várias opções e, também, observe o custo/benefício da escolha, a estrutura da instituição, o corpo docente, o programa do curso, entre outras informações.

Se precisar de auxílio em seus trabalhos de faculdade, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico