Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

PÓS-GRADUAÇÃO: O que são os cursos de doutorado?

11 de março de 2015

O doutorado, assim como o mestrado, também é da modalidade stricto sensuConfira aqui, o que são os cursos stricto sensu. No Brasil, existem quase 2 mil cursos de pós-graduação para a formação de doutores. Uma quantidade baixa em comparação com os cursos de pós-graduação em mestrado.

Uma das principais diferenças entre o mestrado e o doutorado está no nível de exigência que é requerida nas seleções dos programas de doutorado.

Depois do doutorado, os estudantes podem aprofundas seus estudos/pesquisas e prosseguir em um curso de pós-graduação "pós-doc", ou seja, pós-doutorado. Há também os cursos de doutorado profissional, modalidade que ainda não existe no país. A seguir, confira mais informações sobre o doutorado:

Pós-Graduação — Doutorado

Perfil do candidato: É recomendável que o aluno tenha interesse por pesquisas científicas — É preferível também que o candidato se dedique inteiramente a pós-graduação, em regime de dedicação exclusiva.

Como escolher o curso? Como todo curso de pós-graduação na modalidade stricto sensu, é recomendável consultar os cursos de doutorado indicados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) — Consulte aqui. No site, é possível conferir as notas dos programas e relatórios mais detalhados sobre o corpo docente, estrutura das instituições, entre outras informações.

Processo seletivo: Funciona da mesma forma que os cursos de mestrado, ou seja, cabem às instituições de ensino ditarem os critérios de seleção, que podem variar. Segundo a Capes, se o aluno se sentir injustiçado em qualquer parte do processo de seleção, deve abrir um recurso na própria instituição ou nos órgãos de defesa do consumidor.

Custo: Por serem considerados cursos regulares pelo MEC (Ministério da Educação), o doutorado é gratuito nas instituições públicas. Além disso, é comum os alunos ganharem bolsas de auxílio financeiro. A Capes, por exemplo, oferece bolsas de, em média, R$ 2.200 — Confira os programas de bolsas de estudo que a Capes mantém, aqui. Já nas instituições privadas, praticamente todos os cursos são cobrados (e geralmente os valores são bem altos), porém os alunos também podem postular por bolsas de estudos.

Trabalho de Conclusão: O candidato precisa defender uma tese "que represente trabalho de pesquisa importando real contribuição para o conhecimento do tema", segundo a Capes — É recomendável, também, que o objeto de estudo tenha um enfoque inovador.

Duração: Geralmente, os cursos de doutorado têm duração de quatro anos — mas, pode ser estendido, de acordo com as necessidades do aluno e/ou do orientador.

Titulação: Ao concluir o doutorado, o aluno recebe o título de "Doutor".

Fique atento: Mesmo que os cursos de doutorado exijam altos níveis dos candidatos, é possível se candidatar aos programas de doutorado após a graduação — Para isso, é preciso ficar atento aos editais das insituições de ensino e às exigências da ocmprovação de títulos.


Agora, você já sabe o que são cursos de doutorado. Preparado para a pós-graduação? Se precisar de auxílio, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico