Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

PÓS-GRADUAÇÃO: O que são cursos de especialização?

1 23 de fevereiro de 2015

De uma forma mais ampla, qualquer curso realizado após a sua graduação de ensino superior é chamado de pós-graduação. Porém, o termo "pós" é comumente associado a cursos de especialização.

Essa modalidade de pós-graduação é vista por muitos estudantes como uma forma de mudar de área — Lembre-se: a especialização apenas dá ao aluno conhecimentos específicos, nenhum curso de pós-graduação habilita o profissional a atuar em áreas diferentes à sua graduação. É comum os cursos de especialização serem abertos a graduados de qualquer área de conhecimento.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), a pós-graduação é um curso com objetivo técnico ou profissional mais específico, sem abranger totalmente uma área de conhecimento. Mas, todos os cursos de especialização precisam seguir algumas regras mínimas (ou serão considerados cursos livres). Confira as principais exigências:

Pós-Graduação — Especialização

Perfil do candidato: O requisito mínimo para qualquer candidato é possuir diploma de graduação superior (em qualquer área).

Como escolher o curso? Pela falta de fiscalização dos cursos de especialização pelo MEC, o aluno precisa  prestar atenção em algumas características dos curso como, por exemplo, o nível de qualidade da instituição de ensino. Também é possível consultar o sistema e-MEC, onde é possível consultar dados sobre os cursos de pós-graduação do país, dados sobre as instituições e informações dos cursos oferecidos — Confira o e-MEC, aqui.

Processo seletivo: Cada instituição de ensino possui seus critérios de seleção, é preciso consultar antes de se candidatar à uma vaga — E, se o candidato se sentir injustiçado durante o processo, pode fazer uma queixa à Secretaria de Educação Superior (Sesu), responsável pelos cursos lato sensuConfira aqui, o que são cursos lato sensu.

Custo: Geralmente, os cursos de especialização são pagos, tanto em instituições privadas quanto nas públicas. A cobrança em universidades estaduais e federais, por exemplo, acontece porque esses cursos não são considerados atividades de ensino regulares, como o mestrado e o doutorado.

Trabalho de Conclusão: As especializações, geralmente, exigem uma monografia no final do curso. No entanto, é possível que sejam exigidas outras modadlidades de trabalho de conclusão como, por exemplo, a elaboração de artigos científicos.

Duração: Os cursos têm duração mínima de 360 horas — No entanto, não são computadas as horas de estudo individual (sem assistência de professores) e o tempo reservado para o trabalho de conclusão.

Titulação: Ao concluir a pós-gradução na modalidade especialização, o aluno recebe o título de "especialista" — a titulação ocorre por meio de um certificado emitido pela instituição de ensino. Este documento dará ao aluno a oportunidade de lecionar em instituições de ensino (privadas), por exemplo.

Fique atento: Dos professores que farão parte do corpo docente do curso, pelo menos 50% devem ser mestres ou doutores.Os demais devem ter, pelo menos, o título de especialistas.


Agora, você já sabe o que são cursos de especialização. Preparado para a pós-graduação? Confira aqui, o que são cursos lato sensu e stricto sensu. Se precisar de auxílio, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico