Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

Pós-graduação: O que são cursos lato sensu?

8 12 de fevereiro de 2015

A pós-graduação lato sensu (sentido amplo, em latim) é destinada a vários tipos de carreiras, tem carga horária variável e englobam desde cursos de especialização a MBAs (Master in Business Administration) e masters. Ao contrário dos cursos de graduação stricto sensu, sua aplicação é mais prática, voltada ao mercado corporativo.

Para iniciar uma pós-graduação lato sensu, o estudante deve apenas apresentar o diploma de curso superior (em qualquer área), mas também podem ser solicitadas entrevistas e análises de currículo escolar — de acordo com o edital da instituição de ensino desejada.

Essse tipo de pós-graduação só pode ser oferecida por insituições de ensino superior credenciadas e em suas áreas de competência, experiência e capacidade instalada. Além disso, a instituição credenciada deve ser diretamente responsável pelo curso, nao podendo "chancelar" ou "validar" os certificados emitidos por terceiros — o que significa que desde a elaboração do projeto à metodologia e o corpo docente são responsabilidades da instituição.

É possível consultar as instituições de ensino credenciadas através do sistema e-MEC, do Ministério da Educação:

e-MEC

A duração dos cursos de pós-graduação lato sensu são de, no mínimo, 360 horas, não podendo ser computados nesse tempo itens como, por exemplo, estudo individual ou trabalhos em grupo (sem assistência docente) e o período reservado para o trabalho de conclusão — A duração dos cursos de pós-gradução podem ser maiores, de acordo com o projeto pedagógico da instituição.

Master

É uma variação do MBA (Master in Business Administration), porém voltada para outras áreas e não só Administração.

Depois que o termo ficou popular, apareceram vários cursos de pós-graduação com essa sigla — mas, alterando seu significado original, que faz referência à especialização na área de administração de negócios.

O Master é um curso lato sensu, voltado para o mercado de trabalho e disponível em diversas áreas como, por exemplo, economia, empreendedorismo, gestão de marcas, entre outros. É indicado para pessoas que se formaram há pouco tempo e que desejam se tornar especialistas e ter conhecimentos de gestão.

A duração dos cursos de pós-graduação Master é curta e costuma ser, em média, de dois a três semestres (com carga a partir de 360 horas). É preciso submeter seu currículo para análise e passar por entrevista.

Especialização

A especialização é uma pós-graduação lato sensu com foco no mercado profissional, é indicada para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em uma determinada área — que pode ter ou não relação com a área de graduação.

A duração dos cursos de pós-graduação de especialização é de, no mínimo, 360 horas. Seu processo de seleção inclui análise do currículo e entrevista, dependendo da instituição. Ao fim do curso, é necessário apresentar uma monografia para receber o certificado de conclusão.

Segundo o MEC, o corpo docente das instituições que oferecem especializações devem conter pelo menos 50 profissionais com título de mestre ou doutor (obtidos em programas de pós-graduação stricto sensu reconhecidos). Já o restante do corpo docente precisa de, no mínimo, uma especialização.

Deseja saber qual a diferença entre MBA e mestrado (e outras curiosidades)? Confira aqui. — E quer saber o que são os cursos stricto sensu? Confira aqui.