Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

PÓS-GRADUAÇÃO: O que são os cursos de mestrado profissional?

2 de março de 2015

Os cursos de mestrado são da modalidade stricto sensu (sentido restrito) e, por isso, precisam ser recomendados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), agência do Ministério da Educação que avalia e atesta a qualidade dos cursos de pós-graduação stricto sensu — Entenda melhor o que são cursos stricto sensu, aqui.

Os cursos de mestrado também são divididos em duas modalidades: mestrado acadêmico e mestrado profissional. Neste post, falaremos sobre o mestrado profissional, que foca na qualificação profissional do estudante. Além disso, é relativamente "novo", pois foi regulamento pelo MEC em 2009. Confira:

Pós-Graduação — Mestrado Profissional

Perfil do candidato: É requisito mínimo possuir diploma de graduação superior (em qualquer área).

Como escolher o curso? O meio mais recomendado é consultando os cursos recomendados pela Capes — Consulte aqui. No site, é possível conferir as notas dos programas de mestrado e relatórios mais detalhados sobre o corpo docente, estrutura das instituições, entre outras informações.

Processo seletivo: Cada instituição de ensino possui seus critérios de seleção. Segundo a Capes, se o aluno se sentir injustiçado em qualquer parte do processo de seleção, deve abrir um recurso na própria instituição ou nos órgãos de defesa do consumidor.

Custo: Como são considerados cursos regulares, de acordo com o MEC, nenhuma instituição pública pode cobrar pelo mestrado. Porém, a maioria dos cursos de mestrado profissional são oferecidos em instituições privadas, onde são cobrados — E os alunos de mestrado (em instiuições públicas e privadas) podem postular por bolsas-auxílio.

Trabalho de Conclusão: Pode ser apresentado em vários formatos além da dissertação (comum aos cursos de mestrado). Podem ser apresentados trabalhos como, por exemplo, artigos, desenvolvimento de um aplicativo, execução de um estudo de caso ou uma produção artística.

Duração: Geralmente, os cursos de mestrado têm duração de dois anos — mas, é comum ser estendido, de acordo com as necessidades do aluno e/ou do orientador.

Titulação: De acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), como todo curso stricto sensu na modalidade mestrado, o diploma de mestrado profissional dá ao aluno recebe o título de "Mestre" — assim como o mestrado acadêmico. Dessa forma, o profissional também está habilitado a ser um professor universitário, por exemplo.

Fique atento: Como a modalidade é recente, a oferta de cursos é bem pequena e restrita.


Agora, você já sabe o que é mestrado profissional. Preparado para a pós-graduação? Se precisar de auxílio, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico