Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

Pós-graduação: Como escolher um tema de pesquisa

1 13 de fevereiro de 2015

Chegou a hora de finalizar a sua pós graduação (lato sensu ou stricto sensu) e você não sabe qual será o tema da sua dissertação, tese ou apenas aquele experimento (que vale nota na disciplina)? Calma, nós vamos te ajudar!


É preciso lembrar que o intuito de toda pesquisa é abrir caminho para o avanço do conhecimento — não se prenda ao pensamento de "a maioria dos assuntos já foi pesquisado/estudado". As novas pesquisas servem para integrar descobertas com base em diferentes abordagens, por meio de síntese, mas que promovam uma nova visão de outras pesquisas e/ou estudos. A seguir, confira nossas dicas de como escolher um tema para a sua pesquisa de pós-graduação:

1. Linhas de pesquisa do programa de pós-graduação (e do seu orientador)

Comece a explorar as possibilidades a partir das linhas de pesquisa do seu programa de pós-graduação, mas principalmente as do seu orientador — dessa forma, se você precisar de recursos para a sua pesquisa (materiais, equipamentos, entre outros) terá menos obstáculos. E o apoio do orientador será muito importante, pois trará muito mais respaldo técnico e científico ao seu projeto.

2. Temas do seu interesse

Após a escolha da linha de pesquisa, é hora de delimitar o tema da pesquisa — dê preferência aos assuntos que você possui afinidade. Assim, seu comprometimento com o trabalho será muito mais genuíno e, consequentemente, maior.

3. Leia e questione

Se achar necessário, comece pela literatura básica: leia livros didáticos e/ou clássicos que deixam os principais conceitos bem claros e objetivos. Após ter uma base, é hora de questionar: "como seria isso em outra situação?" ou "como explicar e/ou aplicar de outra maneira?".

4. Pesquise artigos de periódicos

Após as primeiras leituras (e questionamentos), provavelmente, surgirão as primeiras dúvidas que resultariam em uma boa pesquisa de pós-graduação. Agora, é hora de pesquisar artigos de periódicos na área e observar o rumo das pesquisas — verifique quais são as lacunas nas pesquisas, o que falta ser descoberto/discutido. Em geral, o último parágrafo dos artigos têm sugestões de como o tema pode ser levado adiante.

5. O tema possui relevância e/ou aplicabilidade?

Muitos temas são descartados nessa etapa por diversos motivos como, por exemplo, falta de materiais, não ter os equipamentos, não ter o apoio da sua instituição, entre outros. Lembre-se: no final da sua pós-graduação, o tema escolhido terá que ser apresentado para a banca examinadora, portanto, é importante que o projeto tenha competência científica — procure contribuir para o avanço do conhecimento do campo de pesquisa escolhido.

Apoio Acadêmico