Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

PÓS-GRADUAÇÃO: Como conciliar trabalho e faculdade?

9 de setembro de 2015

Está pensando em fazer uma pós-graduação, mas não sabe como conciliar com seu emprego? Essa é a situação de muitos estudantes brasileiros. A seguir, veja como equilibrar a pós-graduação com o trabalho fixo. Confira!


Mesmo sendo uma tarefa difícil e desafiadora, equilibrar o trabalho, a pós-graduação e a vida pessoal não é impossível. É preciso saber como conciliar os detalhes do cotidiano com as particularidades da pós-graduação — trabalhos, provas, artigos, regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), entre outros — Motivação e disciplina também são elementos essenciais em uma fase como essa. Além disso, fique atento aos conselhos nas dicas, a seguir.

Pós-Graduação — Trabalho x Faculdade

1. Considere um emprego sem viagens

Se o seu emprego exige que você viaje, pelo menos, por 25% do tempo, suas chances de conseguir cumprir todas as exigências da pós-graduação serão mínimas — Identifique suas prioridades e corra os riscos de trocar de emprego, se necessário.

2. Planejamento familiar

Se você deseja ter filhos e fazer uma pós-graduação, procure antecipar o planejamento de ambas as decisões com maior agilidade possível.

3. Analise o grau de dificuldade

Dependendo do curso, carga horária e instituição que você escolher, o grau de dificuldade pode mudar. Esses aspectos também devem ser considerados e analisados para que você não entre em um compromisso que não irá cumprir.

4. Tempo

Organize seu tempo de maneira que todas as partes essenciais sejam bem equilibradas. Você não terá mais tempo de lazer como gostaria, mas em compensação esses sacríficos resultarão em um diploma merecido.

5. Seja claro nas suas limitações

Declinar um novo projeto não é algo ruim se você oferecer uma justificativa aceitável e bem explicada. Ser claro sobre suas limitações é essencial para que você receba o apoio necessário tanto no trabalho, em casa e, claro, na pós-graduação.

6. Limite suas atividades

Da mesma forma que você deve ser claro sobre suas limitações para as outras pessoas, também é necessário que você saiba limitar aquilo que não pode fazer nas horas vagas.

7. Pratique exercícios físicos

Os exercícios, além de ajudar a manter a saúde em dia, também são excelentes para aumentar a energia e disposição.

8. Melhores horários

Muitas pessoas preferem estudar nas primeiras horas da manhã, enquanto outras funcionam melhor na madrugada. Identifique qual é o seu melhor horário e aproveite para colocar os estudos em dia.

9. Aprenda a delegar

É necessário entender que você não terá mais tempo ou disposição para fazer tudo o que faria em outras fases. Naquilo que puder, busque a ajuda ou os serviços de outras pessoas.

10. Limite o tempo na TV e internet

Se você insiste em assistir TV ou passar tempo nas redes sociais, procure determinar o tempo específico em que fará isso e não deixe que essas atividades atrasem suas tarefas da pós-graduação.


Se precisar de ajuda com seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico