Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

Projeto de Pesquisa: Como elaborar o seu?

1 6 de abril de 2015

O Projeto de Pesquisa é o planejamento detalhado de uma pesquisa que se pretende desenvolver. Além de facilitar o trabalho e antecipar possíveis problemas, o Projeto de Pesquisa proporciona ao pesquisador a chance de delimitar o conteúdo de sua pesquisa.

Geralmente, o Projeto de Pesquisa é um pré-requisito para a grande maioria dos cursos de pós-graduação — sendo exigido já no processo seletivo. Resumidamente, o Projeto de Pesquisa serve para demonstrar que você sabe o que está fazendo e que aplicará da melhor forma os recursos disponibilizados para a sua pesquisa.

Os programas de pós-graduação e as instituições de ensino, na maioria das vezes, possuem seu próprio modelo de Projeto de Pesquisa, no entanto, existem alguns pontos que são exigidos em todos eles. A seguir, confira como elaborar o seu Projeto:

Projeto de Pesquisa — Como elaborar?

1. Introdução e Justificativa

Antes de iniciar o seu projeto, é preciso — além de um tema bem definido — caracterizar o problema. Neste caso, a introdução e a justificativa são importantíssimas para que o leitor se interesse pelo tema, mostre os problemas e ressalte a importância da sua pesquisa.

2. Objetivos

Qual a finalidade da sua pesquisa? Os objetivos são as metas do que se pretende atingir com o desenvolvimento da pesquisa. Dependendo da complexidade, deve-se dividir em objetivos específicos e gerais — Lembre-se: a formulação dos objetivos no Projeto de Pesquisa se faz mediante o emprego de verbos no infinitivo como, por exemplo, contribuir, analisar, descrever, investigar, entre outros.

3. Hipóteses

A hipótese é a formulação temporária, com intenções de ser posteriormente respondida (ou demonstrada) e resultando numa suposição aceitável — Devem ser as suas suposições para a resolução dos problemas apresentados. Lembre-se que a metologia deve ser escolhida para que seja possível comprovar e/ou rejeitar as hipóteses que serão testadas.

4. Métodos e Cronograma

É preciso listar todos os materiais, procedimentos e métodos necessários para testar as suas hipóteses e cumprir seus objetivos. Já o cronograma deve levar em consideração a metodologia escolhida para a pesquisa — Geralmente, o cronograma é disposto em uma tabela com as atividades nas linhas e os meses nas colunas.


Viu como é fácil elaborar o seu Projeto de Pesquisa? Ainda tem dúvidas de como fazer o seu? Confira um exemplo, aqui. — Precisa de ajuda para formatar o seu? Confira como fazer isso, aqui. Se precisar de mais ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico