Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Atendimento via WhatsApp: (11) 9.8246-0190.

Central de Atendimento

PROJETO DE PESQUISA: Como escrever para o mestrado?

25 de junho de 2015

Precisa escrever um projeto de pesquisa, mas está com dúvidas? Calma, é normal! O projeto de pesquisa de mestrado é um pouco diferente do realizado na graduação, por exemplo — Mas se assemelha muito ao realizado durante o doutorado. A seguir, confira outras informações pertinentes sobre o tema.


O projeto de pesquisa de mestrado e doutorado são bem parecidos, se diferenciam apenas quanto ao escopo. Um projeto de pesquisa de mestrado, geralmente, tem um escopo mais limitado, enquanto o de doutorado trata de um problema mais abrangente.

O projeto de pesquisa de mestrado é provavelmente o mais difícil de ser escrito pelo estudante. Exceto quando já se trabalhou na área durante a iniciação científica, por exemplo, pois pode faltar uma visão geral da área de pesquisa que permita a escolha apropriada de um tema, a identificação da melhor estratégia para resolvê-lo e uma projeção realista do cronograma de pesquisa.

Dessa forma, recomenda-se que o projeto de pesquisa seja escrito pelo orientador ou com o envolvimento do aluno. É comum o orientador escrever o projeto, mas o aluno deve estar preparado para discuti-lo e analisar seus resultados.

Já no doutorado, é provável que já se esteja mais capacitado para redigir um projeto de pesquisa, principalmente se a área de pesquisa for a mesma de um mestrado, por exemplo. Contudo, o envolvimento do orientador é sempre vantajoso para a pesquisa.

Projeto de Pesquisa — Como escrever?

1. Tema

O elemento mais importante do projeto de pesquisa é o tema, pois ele representa o problema proposto. No caso do mestrado, o tema não deve ser amplo para que possa ser realizado em cerca de dois anos. Além disso, pode ser um ramo de um projeto maior do seu orientador, ou parte inicial de um projeto que continuará no doutorado, por exemplo.

Algo que funciona no projeto de pesquisa de mestrado é propor a investigação de um problema específico que faz parte de um projeto mais amplo de interesse do grupo de pesquisa — Além de ser ótimo para iniciar a sua pesquisa, pode abrir portas para coautoria em outras publicações do grupo.

No caso do doutorado, o projeto de pesquisa deve visar uma contribuição significativa para a área de investigação. Trabalhos experimentais em geral envolvem o uso de diferentes técnicas de pesquisa — Para isso, é necessário um conhecimento muito mais aprofundado da literatura existente e da relevância do problema.

2. Estrutura e Conteúdo

Em relação ao conteúdo, os principais elementos de um projeto de pesquisa são  "Introdução e Justificativa", "Objetivo", "Materiais e Métodos", "Cronograma" e "Referências Bibliográficas" — É importante ler as instruções da agência de fomento que se deseja submeter o projeto, para ter certeza de que o projeto contém todos os elementos exigidos.

3. Introdução e Justificativa

No elemento "Introdução e Justificativa", o tema deve ser apresentado e a necessidade do estudo justificada. Isso deve ser discutido com base na literatura, citando as fontes apropriadas.

• Explique a importância do problema tratado dentro do contexto da área.
• Discuta os trabalhos anteriores e suas limitações, citando as fontes apropriadas.
• Justifique a necessidade e os benefícios de resolver esse problema.

4. Objetivo

Nesse elemento da pesquisa, defina especificamente o objetivo do trabalho. Algumas instituições pedem o objetivo específico e os objetivos mais gerais — O que se pretende atingir com esse trabalho?

5. Materiais e Métodos

O elemento "Materiais e Métodos" é similar ao encontrado em artigos científicos. A diferença é que em um artigo, os autores descrevem o que foi feito. No projeto de pesquisa, o desafio é convencer os revisores de que os autores têm condições e equipamentos para realizar os estudos propostos. Eles devem demonstrar que as técnicas são relevantes para o problema tratado, se os equipamentos estarão disponíveis e que o método de análise é apropriado.

• Descreva os estudos que serão realizados.
• Descreva os equipamentos a serem utilizados nesses estudos (por exemplo, um documento de consentimento de uso de um equipamento).
• Descreva a(s) metodologia(s) utilizada(s).
• Descreva como os dados serão analisados.

6. Cronograma

Deve complementar o projeto de pesquisa com um cronograma de execução, que deve ser elaborado de forma realista, levando em consideração a carga de disciplinas, o tempo necessário para escrever a tese e possíveis problemas com o uso de equipamentos. No entanto, é preciso manter uma flexibilidade para explorar eventuais descobertas ao longo da atividade científica.

A redação da dissertação de mestrado, por ser a primeira, pode não ser tão fácil — Alguns estudantes podem ter mais dificuldades que outros, e redigir projetos de pesquisa para agências de fomento (como a Capes, CNPq e Fapesp, por exemplo) são boas oportunidades para desenvolver a redação científica.


Viu como é fácil escrever o seu Projeto de Pesquisa? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Projeto de Pesquisa — Apoio Acadêmico

* Fonte: Ciência Prática