Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

PROJETO DE PESQUISA: Dicas para fazer o seu

1 17 de junho de 2015

Está com dúvidas quanto à estrutura de um Projeto de Pesquisa e o que escrever? Calma, preparamos um guia com todos os itens necessários para a elaboração de um Projeto de Pesquisa. É importante ficar atento aos detalhes e seguir todos os procedimentos para alcançar um resultado satisfatório. Confira!

Projeto de Pesquisa — Como fazer?

RESUMO

O texto (resumo) deve apresentar os aspectos formais do Projeto de Pesquisa. Além disso, expõe o que será discutido ao longo dos capítulos que compõem o projeto (introdução, objetivos, justificativa, metodologia e bibliografia) e seu conteúdo — E possui elementos padronizados para os diferentes cursos.

Palavras chave: metodologia, pesquisa científica, projeto de pesquisa.

ABSTRACT

The text (summary) should present the formal aspects of the research project. In addition, it presents what will be discussed throughout the chapters that make up the project (introduction, objectives, rationale, methodology and bibliography) and its contents – and has standard elements for different courses.

Keywords: methodology, scientific research, research project.

Projeto de Pesquisa — Elementos Obrigatórios


ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Aspectos gráficos: O texto do corpo do projeto deve ser redigido em fonte 12 e espaçamento de duas linhas. A melhor fonte para os títulos é Arial e para o texto a fonte Times New Roman (ou similares com serifa, que facilitam a leitura de textos longos) — o papel A4 é o recomendado para a impressão.

As margens devem ser: esquerda 4,0 cm; direita 2,5 cm; superior 3,5 cm; inferior 2,5 cm. As páginas devem ser numeradas no canto superior direito, tendo início nos elementos textuais — Capa e sumário não são numerados, mas devem entrar na contagem de páginas.

Confira como fazer a capa, a folha de rosto, sumário e os elementos textuais, aqui.


ELEMENTOS TEXTUAIS

1. INTRODUÇÃO

Nem todos os modelos de Projeto de Pesquisa incluem introdução. No entanto, é sempre conveniente introduzir o tema da pesquisa, procurando captar a atenção do leitor/avaliador da proposta. A redação do texto deve ser correta e bem cuidada — É possível pesquisar/obter mais informações nas obras de Medeiros (1999) e Martins (1997).

Na introdução, deve-se apresentar o tema da pesquisa: deve ser reconhecível e definido de tal maneira que seja reconhecível igualmente por outros (ECO, 1999, p. 21). Isto é, deve ser aceito como um tema científico por uma comunidade de pesquisadores — Não sabe como definir seu tema? Confira aqui.

Projeto de Pesquisa — Tema

2. OBJETIVOS

Este elemento do Projeto de Pesquisa deve começar de forma direta anunciando para o leitor/avaliador quais são os objetivos da pesquisa — Bons guias para auxiliar na redação dos objetivos são Severino (2000, p. 35-46), Salomon (1999, p. 121-143) e Mills (1975, p. 211-243).

Projeto de Pesquisa — Objetivos

3. JUSTIFICATIVA

Neste elemento, deve-se dizer porque a universidade, o orientador ou uma instituição de financiamento devem apostar na proposta. Deve ser justificada a relevância do tema para a área de conhecimento à qual o Projeto de Pesquisa está vinculado — A pergunta chave deste elemento deve ser: "Por que esta pesquisa deve ser realizada?".

4. METODOLOGIA

Neste elemento, deve-se anunciar o tipo de pesquisa (formulador, descritivo ou exploratório) e as ferramentas utilizadas para tal. A pergunta chave deve ser: "Como será realizada a pesquisa?".

5. CRONOGRAMA

No cronograma, deve-se fazer um planejamento das atividades ao longo do tempo que você dispõe para a pesquisa. É uma ferramenta para controlar o tempo de trabalho e o ritmo de produção. A pergunta chave deve ser: "Quando as diferentes etapas da pesquisa serão realizadas?".

Para isso, deve ser utilizada uma tabela do Word:

Projeto de Pesquisa — Cronograma

BIBLIOGRAFIA

ECO, Humberto. Como se faz uma Tese. 15ª Ed. São Paulo: Perspectiva, 1999
MARTINS, Eduardo. Manual de Redação e Estilo. 3ª Ed. São Paulo: O Estado de São Paulo, 1997.
MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: A Prática de Fichamentos, Resumos e Resenhas. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MILLS, C. Wright. A Imaginação Sociológica. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 8ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 20ª Ed. São Paulo: Cortez, 1996.


Viu como é fácil fazer o seu Projeto de Pesquisa? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico