Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Atendimento via WhatsApp: (11) 9.8246-0190.

Central de Atendimento

Projeto de Pesquisa em diferentes níveis acadêmicos (Parte 2)

1 27 de julho de 2015

Chegou a hora de escrever o seu Projeto de Pesquisa e você está com dúvidas? Mas, o que se espera do Projeto de Pesquisa em diferentes níveis acadêmicos? A seguir, confira nossas dicas!


Na hora de desenvolver um Projeto de Pesquisa tem um assunto que pode gerar muita angústia em estudantes/pesuisadores: O que se espera de um Projeto de Pesquisa, dependendo da fase da carreira em que você está?

Resumidamente, espera-se de um estudante/pesquisador de qualquer nível, que antes de começar um novo projeto, ele saiba aonde quer chegar e qual é a relevância do conhecimento buscado. É preciso ter claro também em quais grandes teorias o projeto se encaixa e como exatamente as ideias serão operacionalizadas e os dados serão analisados.

Além disso, é preciso ter como objetivo gerar conhecimento novo ou testar o conhecimento estabelecido, não importando se o projeto é puramente acadêmico ou aplicado — Todo Projeto de Pesquisa deve almejar a originalidade. A seguir, confira as sutis diferenças quanto ao que se espera de projetos desenvolvidos por estudantes/pesquisadores em diferentes níveis.

Projeto de Pesquisa — Diferenças

1. Pós-Doutorado

Um pós-doutorando já é um faixa-preta em pesquisas, então espera-se do seu Projeto de Pesquisa grande originalidade e relevância. Um Projeto de Pesquisa de pós-doutorado deve ser ousado, pensado fora da caixa.

O pós-doutorado ainda não tem tantas amarras quanto um professor/pesquisador com emprego estável, então tem ainda mais liberdade para arriscar ideias inovadoras. É recomendado usar os anos de pesquisa do pós-doutorado para tentar se desenvolver ao máximo, com o objetivo de dar o grande pulo qualitativo que garantirá o reconhecimento acadêmico.

Além disso, um pós-doutorando deve se envolver mais com a orientação de outros Projetos de Pesquisa, desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação. Se um laboratório fosse um restaurante gourmet, um pós-doutorando seria como um sous-chef do orientador.

Ademais, um Projeto de Pesquisa de pós-doutorado deve ser preferencialmente modular, tentando abordar a pergunta de trabalho por vários ângulos. Ao final, espera-se que um projeto neste nível resulte em mais de uma publicação excelente, ou em revistas científicas da área.

O pós-doutorando também deve começar a organizar sessões em congressos e se responsabilizar por linhas de pesquisa dentro de grandes projetos, mostrando liderança na comunidade acadêmica.

2. Projeto de Pesquisa Profissional

Este tipo de Projeto de Pesquisa é desenvolvido por professores universitários ou pesquisadores de um instituto, ONG, indústria, clínica, entre outros. Um projeto deste nível deve necessariamente almejar abrangência e algumas metas:

1. Resolver um problema científico amplo, original, atual, relevante e impactante, que seja acadêmico ou aplicado;
2. Ajudar na formação de novos cientistas;
3. Divulgar conhecimento ou capacitar diretamente o público leigo.

É uma enorme responsabilidade com a sociedade, que cabe a um cientista experiente, que passou pela caminhada da formação acadêmica. Espera-se que um projeto neste nível resulte em artigos, livros, teses, patentes, apostilas, apresentações em congressos, matérias em jornais, audiências públicas, cursos e outros produtos.

Veja a "Parte 1" deste post, aqui.


Viu como é fácil desenvolver um Projeto de Pesquisa? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Projeto de Pesquisa — Apoio Acadêmico

* Adaptado de Sobrevivendo na Ciência