Chegou a hora de escrever o seu Projeto de Pesquisa e você está com dúvidas? Mas, o que se espera do Projeto de Pesquisa em diferentes níveis acadêmicos? A seguir, confira nossas dicas!
Na hora de desenvolver um Projeto de Pesquisa tem um assunto que pode gerar muita angústia em estudantes/pesuisadores: O que se espera de um Projeto de Pesquisa, dependendo da fase da carreira em que você está?
Resumidamente, espera-se de um estudante/pesquisador de qualquer nível, que antes de começar um novo projeto, ele saiba aonde quer chegar e qual é a relevância do conhecimento buscado. É preciso ter claro também em quais grandes teorias o projeto se encaixa e como exatamente as ideias serão operacionalizadas e os dados serão analisados.
Além disso, é preciso ter como objetivo gerar conhecimento novo ou testar o conhecimento estabelecido, não importando se o projeto é puramente acadêmico ou aplicado — Todo Projeto de Pesquisa deve almejar a originalidade. A seguir, confira as sutis diferenças quanto ao que se espera de projetos desenvolvidos por estudantes/pesquisadores em diferentes níveis.
Projeto de Pesquisa — Diferenças
1. Pós-Doutorado
Um pós-doutorando já é um faixa-preta em pesquisas, então espera-se do seu Projeto de Pesquisa grande originalidade e relevância. Um Projeto de Pesquisa de pós-doutorado deve ser ousado, pensado fora da caixa.
O pós-doutorado ainda não tem tantas amarras quanto um professor/pesquisador com emprego estável, então tem ainda mais liberdade para arriscar ideias inovadoras. É recomendado usar os anos de pesquisa do pós-doutorado para tentar se desenvolver ao máximo, com o objetivo de dar o grande pulo qualitativo que garantirá o reconhecimento acadêmico.
Além disso, um pós-doutorando deve se envolver mais com a orientação de outros Projetos de Pesquisa, desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação. Se um laboratório fosse um restaurante gourmet, um pós-doutorando seria como um sous-chef do orientador.
Ademais, um Projeto de Pesquisa de pós-doutorado deve ser preferencialmente modular, tentando abordar a pergunta de trabalho por vários ângulos. Ao final, espera-se que um projeto neste nível resulte em mais de uma publicação excelente, ou em revistas científicas da área.
O pós-doutorando também deve começar a organizar sessões em congressos e se responsabilizar por linhas de pesquisa dentro de grandes projetos, mostrando liderança na comunidade acadêmica.
2. Projeto de Pesquisa Profissional
Este tipo de Projeto de Pesquisa é desenvolvido por professores universitários ou pesquisadores de um instituto, ONG, indústria, clínica, entre outros. Um projeto deste nível deve necessariamente almejar abrangência e algumas metas:
1. Resolver um problema científico amplo, original, atual, relevante e impactante, que seja acadêmico ou aplicado;
2. Ajudar na formação de novos cientistas;
3. Divulgar conhecimento ou capacitar diretamente o público leigo.
É uma enorme responsabilidade com a sociedade, que cabe a um cientista experiente, que passou pela caminhada da formação acadêmica. Espera-se que um projeto neste nível resulte em artigos, livros, teses, patentes, apostilas, apresentações em congressos, matérias em jornais, audiências públicas, cursos e outros produtos.
Veja a "Parte 1" deste post, aqui.
Viu como é fácil desenvolver um Projeto de Pesquisa? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.
* Adaptado de Sobrevivendo na Ciência