Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

PROJETO DE PESQUISA: O que são os tais resultados esperados?

1 17 de julho de 2015

Chegou a hora de fazer o seu Projeto de Pesquisa e você não sabe por onde começar? Calma, é normal! O Projeto de Pesquisa pode gerar muitas dúvidas… E você já sabe quais são os resultados esperados com a sua pesquisa? Confira, a seguir!


Em outros posts, falamos sobre como elaborar o Projeto de Pesquisa e o que são as hipóteses e previsões. Dessa forma, já discutiu-se de maneira ampla sobre como elaborar um Projeto de Pesquisa. Chegou a hora de abordar uma outra seção que gera muitas dúvidas: os resultados esperados de um projeto.

Projeto de Pesquisa — Resultados Esperados

Antes, para entender os "Resultados Esperados", é preciso recapitular:

Teoria: é um conjunto de conhecimentos científicos que engloba, entre outras coisas, fatos observados na natureza, perguntas sobre esses fatos, hipóteses, teses, regras e leis.
Perguntas: são curiosidades de um estudante/pesquisador/cientista sobre algum projeto de interesse (um fenômeno, um organismo, um ambiente, um comportamento, entre outros).
Hipóteses: são possíveis respostas a essa pergunta de trabalho que motivou o Projeto de Pesquisa, sendo formuladas no plano abstrato, com variáveis teóricas.
Previsões: são consequências lógicas de uma hipótese, caso ela seja verdadeira, que são formuladas com variáveis operacionais de modo a tornar possível tomar medidas do objeto de interesse no mundo real.

Agora, podemos seguir em frente. Se você ainda tiver dúvidas sobre os conceitos mencionados, releia os respectivos posts citados no início.

A seção de "Resultados Esperados" gera angústia em muitos estudantes. Há aqueles que acham que devem repetir as hipóteses nessa seção; há outros que prefererem repetir as previsões; e há até mesmo aqueles que repetem os objetivos do Projeto de Pesquisa!

Os "Resultados Esperados" são muito mais simples do que parecem. É nessa seção que você coloca as suas expectativas quanto ao projeto em um sentido amplo — Na verdade, existem diferentes caminhos para preencher essa seção do Projeto de Pesquisa de forma eficiente:

• Em projetos com múltiplas hipóteses alternativas para uma mesma pergunta de trabalho, você pode dizer em qual das hipóteses aposta e porquê.
• Tanto em projetos baseados em hipóteses (uma ou múltiplas) quanto em projetos descritivos, você pode dizer quais novidades os resultados obtidos trarão para o tema ou teoria.
• No caso de projetos mais aplicados, você pode dizer quais novas tecnologias devem ser desenvolvidas ou melhoradas em decorrência do projeto, ou como os resultados poderão tornar melhor a vida das pessoas.
• Em todos os casos, você pode fechar essa seção dizendo quais as maiores implicações do seu projeto, seja para o avanço da ciência ou para a resolução de problemas práticos da sociedade.

Os "Resultados Esperados" se sobrepõem apenas em parte à "Justificativa do Projeto". Essas duas seções não devem ser repetições uma da outra. Na seção de justificativa, diga porque vale a pena desenvolver o projeto proposto — Foque em mostrar qual parte do grande quebra-cabeças você quer ajudar a completar ou consertar. Na seção de "Resultados Esperados", diga o que de bom resultará do seu projeto, quando ele estiver concluído.

Capriche na lógica e na redação dos resultados, porque eles são fundamentais para convencer um financiador ou instituição em potencial, e também deixar claro para você mesmo que o Projeto de Pesquisa merece ir para frente!


Viu como é fácil fazer seu Projeto de Pesquisa? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Projeto de Pesquisa — Apoio Acadêmico

* Adaptado de: Sobrevivendo na Ciência