Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

Dicas para publicação de artigos científicos

30 de junho de 2015

Está pensando em publicar artigos científicos, mas não sabe como? A seguir, veja nossas dicas e comece a publicar seus artigos nas principais revistas científicas. Confira!


Os editores de revistas científicas procuram artigos e trabalhos com resultados inéditos, escritos preferencialmente em inglês — de forma clara e objetiva —, e que desperte interesse em seu grupo de leitores. Artigos científicos que abordam temas do momento levam vantagem, pois têm mais chances de serem citados em futuras pesquisas e de contribuírem para o aumento de impacto do periódico.

Artigos — Como publicar em revistas científicas?

Com o aumento do número de artigos submetidos para revisão pelos periódicos científicos, consequentemente, também aumentou a concorrência. Dessa forma, os editores prezam pela qualidade e linguagem adequada.

No entanto, grande parte dos artigos científicos enfrenta dois problemas: a dificuldade com a língua inglesa (por parte dos estudantes) e a falta de entendimento de como estruturar um artigo. Muitos estudantes e pesquisadores acadêmicos não sabem o que colocar na introdução, na discussão e na conclusão de suas pesquisas. A seguir, confira nossas dicas.

1. Elementos do artigo

Além dos principais elementos dos artigos científicos (introdução, objetivos, discussão, resultados, entre outros), muitos estudantes tem dificuldades para estruturar o resumo, para inserir tabelas, gráficos e figuras no texto, como formatar referências e, principalmente, como estruturar/elaborar uma carta de apresentação ao editor. Uma dica para esses elementos é manter o tempo verbal adequado nas diferentes situações e redigir frases na voz ativa, deixando o sujeito da oração perto do verbo — Diferente da forma com que são escritos os artigos em língua portuguesa.

2. Estrutura do artigo em língua inglesa

Para saber como estruturar artigos em língua inglesa, é recomendável ler outros artigos publicados — Isso ajudará a saber se está fazendo as perguntas certas, utilizando os métodos adequados, interpretando os resultados no contexto apropriado, citando os estudos mais relevantes da área e escolhendo o periódico com perfil mais indicado para a sua pesquisa.

Como cada publicação tem regras específicas para estruturar o texto e citar referências, a redação do artigo deve ser iniciada quando estiver definida a revista para a qual será submetido. Deve-se considerar também fatores como, por exemplo, perfil do público, prestígio da publicação, entre outras informações.

3. Envie seu artigo para um periódico por vez

Recomenda-se também nunca enviar um artigo para mais de um periódico de uma vez. Além disso, deve-se entrar em contato com o editor caso não receba o retorno após seis semanas — Se depois de dois meses ainda não houver resposta, cancele formalmente a submissão, e então envie para outra revista.

4. Considerações finais

Outra dica importante é relatar no final dos artigos os financiamentos recebidos de agências de fomento ou de outras instituições e empresas, descrevendo possíveis conflitos de interesse e as limitações do trabalho — como tamanho pequeno de uma amostra, por exemplo. Os editores podem perceber falhas na pesquisa e mesmo assim publicá-la, se os resultados forem interessantes.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS

1. Saiba como organizar as ideias para redigir o seu artigo científico.
2. Confira 6 dicas para escrever artigos científicos.
3. Veja como escrever artigos científicos em inglês.
4. Aprenda a dominar o jargão acadêmico em inglês.
5. Confira a plataforma da USP que ensina a escrever artigos.


Viu como é fácil escrever seu artigo científico? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Artigo — Apoio Acadêmico

* Fonte: FAPESP