Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

REDAÇÃO: Dicas para escrever uma boa dissertação

17 de março de 2015

A redação é importantíssima para a vida acadêmica: é necessária para vestibulares, para a classificação em concursos e um diferencial para a vida profissional. Você sabe como fazer uma boa redação? Calma, nós iremos ajudar! Confira nossas dicas de como redigir redações nota 10:

Redação — Dicas

1. Simplicidade

Dependendo do tema e da complexidade da redação, preze pelo uso de palavras conhecidas e adequadas. Para ter um bom domínio da redação e da pontuação, prefira frases e parágrafos curtos — Além disso, é um ótimo treino para redações acadêmicas e de concursos que, geralmente, tem uma quantidade preestabelecida de linhas (30 na maioria das vezes).

2. Clareza

Tente não deixar nada subentendido, nem imaginar que o leitor sabe o que você quer dizer. Evidencie todo o conteúdo da redação — Afinal, você está comunicando a sua opinião, narrando um fato e deve fazer de forma totalmente compreensível.

3. Objetividade

É recomedável expressar o máximo de conteúdo com o menor número de palavras. Portanto, não repita ideias, não use palavras em excesso pensando em aumentar o número de linhas — Concentre-se no que é realmente necessário para a redação.

4. Unidade

A redação deve ter unidade, por mais longa que seja, é preciso traçar uma linha coerente do início ao fim. Por isso, é preciso prestar atenção ao que se escreve para não fugir do tema — Eliminar o que não é necessário é uma das melhores maneiras de não se perder.


Viu como é simples elaborar uma redação? Se precisar de mais auxílio, confira (em breve) a segunda parte deste post, ou, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico