Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

Referências Bibliográficas: Como fazer?

28 de janeiro de 2015

Chegou a hora de desenvolver seu TCC (ou qualquer outro trabalho acadêmico) e você está com dificuldades para formatar seu trabalho? Calma, para isso é importante conhecer as normas da ABNT — confira mais informações, aqui — e saber como fazer a formatação correta de todos os elementos da sua pesquisa. Mesmo assim, você acha difícil fazer a formatação correta das referências bibliográficas? É normal! A seguir, confira algumas dicas para elaborar o seu trabalho sem erro:

Apresentação das referências bibliográficas (NBR 6023, 2002)

• Referência de livros

SOBRENOME, Primeiro nome. Título: subtítulo (se houver). Edição. Local: Editora, Ano. Dados Complementares Opcionais (características físicas, coleção, notas e ISBN).

Exemplo — 1 autor:

MARION, J. C. Contabilidade Básica — caderno de exercícios. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2005. 272 p.


• Informações retiradas da internet

AUTOR(es). Título: subtítulo da parte ou do todo. Edição. Local: Editora, Data. Descrição física do meio ou suporte.

► ATENÇÃO: No caso de documento online, apresentar a URL entre os sinais <> precedido da expressão 'Disponível em', finalizando com a data de acesso (confira o exemplo):

RICHARDSON, M. L. Approaches to differencial diagnosis in musculoskeletal imaging. Washington (EUA): University of Washington School of Medicine, 2001. [Internet] Disponível em: <http://www.rad.washington.edu/mskbook/index.html>. Acesso em: 01/11/2006.


Leis e Decretos

NOME DO PAÍS (estado ou município). Título e nº. Data do documento legislativo. Ementa. Publicação (para divulgação).

BRASIL. Decreto nº 76.924, de dezembro de 1975. Regulamenta a concessão de que trata o art. 5º da Lei nº 6.128, de 11 de agosto de 1974, que dispõe sobre as Autarquias Federais de Serviço Social da União e dá outras providências. Diário Oficial: Brasília, 29 de dezembro de 1975, p. 47.


Viu como não é tão complicado, aproveite e confira como fazer as referências bibliográficas dos seus trabalhos acadêmicos (TCC, monografia, artigo, dissertação, entre outros) com o Manual de Referências Bibliográficas:

Manual de Referências Bibliográficas