Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

REFERÊNCIAS: Softwares bibliográficos para trabalhos

6 de julho de 2015

Está com dificuldades para formatar as referências dos seus trabalhos? É normal! A seção de referências pode gerar muitas dúvidas… Mas, você sabia que existem softwares gratuitos que podem fazer todo o trabalho por você? Confira!


Na hora de formatar os trabalhos acadêmicos é comum surgirem dúvidas, sobretudo, a respeito das referências. Além de ter que seguir normas (geralmente da ABNT — Associação Brasileira de Normas Técnicas), é preciso formatar as referências corretamente. A seguir, confira alguns softwares bibliográficos que formatam e organizam as referências para os mais diferentes tipos de trabalhos acadêmicos (artigos, TCC, teses, entre outros).

Referências — Softwares Bibliográficos

1. Reference Manager

Reference Manager

Talvez a parte mais trabalhosa na redação de, por exemplo, um artigo e/ou monografia seja a organização das referências bibliográficas. O Reference Manager é ótimo para gerenciar citações e gerar bibliografias automáticas, de acordo com os autores referenciados no texto. No entanto, o software é pago, mas é possível utilizar uma versão gratuita válida por 30 dias. Bem fácil! — Confira um vídeo de como utilizar o Reference Manager, aqui.

2. BibTeX

BibTeX

O software é muito útil para estudantes: é possível pesquisar as referências no Google Acadêmico e importar para o BibTeX. Além disso, o BibTeX é perfeito para ser utilizado com o LaTeX, outro software que facilita a formatação de trabalhos acadêmicos — Confira mais informações sobre o LaTeX, aqui.

3. USPTeX

USPTeX

O USPTeX, foi projetado por alunos da USP (Universidade de São Paulo), e funciona basicamente como o BibTeX: organiza as citações e referências, de acordo com arquivos .TeX gerados com o software. Além disso, o USPTeX disponibiliza arquivos já formatados que auxiliam (e muito!) quem já está desenvolvendo trabalhos acadêmicos.


Viu como é fácil formatar seus trabalhos? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico