Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

RELATÓRIO: Como escrever/elaborar o seu?

2 de março de 2015

Não sabe como fazer um relatório? Calma, é normal! Para um bom relatório é preciso abordar uma questão ou ponto de vista específico, baseado em exemplos característicos na forma de símbolos ou temas — É preciso ter um objetivo claro ao escrever o relatório. Não esqueça de reunir anotações de aulas, sobre o livro e todo o material de apoio disponível (como canetas e marca-textos, por exemplo). A seguir, confira nossas dicas:

Relatório de livros — Como fazer?

1. Objetivo

Tenha, sempre que possível, um objetivo em mente. Sua meta deve ser o ponto de vista que deseja transmitir, o tópico que será debatido ou a pergunta que planeja responder.

2. Anotações

Enquanto estiver lendo, não faça anotações ou notas mentais — mas, mantenha ao seu lado todo o seu material de apoio (canetas, papel, marca-texto, entre outros). Quando finalizar sua leitura, anote os pontos mais importantes que lembrar, se achar necessário faça mais de uma leitura.

3. Material de apoio

Tenha sempre papéis autocolantes para marcar as páginas — assim, quando encontrar algum elemento importante para o seu relatório, marque a página e tenha mais controle nas suas anotações.

4. Padrões

Preste atenção a possíveis temas e padrões — Enquanto você lê e marca os trechos mais importantes, irá perceber um padrão ou tema central. Em um papel, escreva esses pontos (palavras-chave) de forma que você consiga entender depois.

5. Identifique suas marcações

Se encontrar um símbolo várias vezes (por exemplo, o autor sempre usa insetos para exemplificar determinadas situações, entre outros), identifique essas marcações para referências posteriores.

6. Esboço do relatório

Enquanto lê o livro, tente fazer um esboço do relatório — sempre que finalizar um capítulo, tente recapitular os acontecimentos e anote-os. Quando terminar de ler o livro, terá várias anotações e possíveis pontos importantes para incluir no relatório final.

7. Revisão

Revise e ajuste o seu esboço de relatório. Se texto poderá ficar estranho e desorganizado quando terminar de escrevê-lo — por isso, é importante revisar e ajustar o seu texto.

8. Introdução

Revise seu parágrafo introdutório — ele será o mais importante e mais importante, afinal, convidará o leitor ao restante do seu relatório. Garanta que esteja bem escrito, interessante e com boas teses.

Apoio Acadêmico