Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

Revisão: Regras de Pontuação (Parte II)

10 de fevereiro de 2015

Chegou a hora de fazer a revisão de seus trabalhos acadêmicos e você está com dúvidas? Ainda mais com todos as regras de pontuação da língua portuguesa, principalmente, quando estão ligadas ao uso da vírgula — Veja as Regras de Pontuação (Parte I), aqui. Confira mais alguns mitos e faça sua revisão tranquilamente:

Revisão — Uso da vírgula

Revisão: Regras de Pontuação

1. Em alguns casos, a vírgula é opcional. Sim, é verdade! Existe um caso em que a vírgula é opcional: Se a expressão de modo, tempo, lugar, entre outras, não for uma expressão, mas sim uma palavra — neste caso, o uso da vírgula é facultativo. Veja os exemplos:

Depois vamos sair para jantar. — Depois, vamos sair para jantar.

Geralmente gosto de almoçar no shopping. — Geralmente, gosto de almoçar no shopping.

Semana passada, todos vieram jantar aqui em casa. — Semana passada todos vieram jantar aqui em casa.

Em todas as orações (acima) o uso da vírgula é opcional e o sentido não é alterado. Assim, você pode deixar de usar a vírgula (neste caso) sem medo!

2. Não existe erro na hora de usar vírgula, sempre está certo. Sim, existe (e como existe)! É importante prestar atenção nesses detalhes, pois uma vírgula errada pode alterar todo o sentido da oração — confira mais dicas de revisão sobre o uso da vírgula —, mas também não é tão complicado. Veja alguns exemplos:

João, gosta de comer batatas. — O modo correto é: João gosta de comer batatas.

Alice, Maria e Luíza, querem ir para a escola amanhã. — O modo correto é: Alice, Maria e Luíza querem ir para a escola amanhã.

Os erros acima são bem comuns, mas também são os piores de se cometer. Portanto, lembre-se: separar o sujeito do predicado (com vírgula) é ERRADO!


Viu como não é difícil fazer a revisão dos seus trabalhos? Mas, se tiver dificuldades e precisar de ajuda na revisão de conteúdos, solicite o nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico