Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

SÍNTESE: O que é e como fazer?

23 de janeiro de 2015

A síntese de um texto (livro, artigo, entre outros) consiste em reproduzir o que o autor expressou de forma mais ampla. Desse modo, são considerados apenas os pontos principais abordados pelo autor — dispensando tudo o que for secundário.

Para elaborar uma boa síntese, é necessário compreender o texto original para conseguir redigir um novo texto que saliente somente as ideias principais. Para isso, é preciso utilizar algumas técnicas, confira as nossas dicas:

  • Sublinhe os trechos mais importantes do texto que será sintetizado e anote-os.
  • A partir dos trechos anotados, extraia somentos os pontos (palavras-chave) que serão relatados na síntese.
  • Introduza sua síntese, apresente o tema, o autor e exponha fatores pertinentes ao texto original, ou seja, seus pontos principais.

A ordem dos acontecimentos não precisa ser a mesma do texto original, mas precisam estar relacionados e possuir uma certa ordem — e, claro, sem alterar o raciocínio do autor. É recomendado que não se copie trechos do texto, mas podem ser citadas partes imprescindíveis ao entendimento do leitor, mas lembre-se: é uma síntese.

Tente manter o mesmo nível de linguagem utilizada pelo autor, redija a síntese na terceira pessoa do singular, de forma clara e objetiva. Não é necessário fazer análises mais aprofundadas do conteúdo, é preciso apenas sintetizá-lo.