Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Atendimento via WhatsApp: (11) 9-98246-0190.

Central de Atendimento

TCC: Apresentação e o medo de falar em público

1 26 de janeiro de 2015

Além de todo o estudo durante o desenvolvimento do seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), é preciso se preparar para a etapa seguinte: a apresentação — momento em que é necessário defender seu projeto para a banca examinadora. Mas, essa etapa não costuma ser tão fácil para todos, pois a sensação de estar à prova e não ter o controle da situação pode causar muito desconforto, o que pode evidenciar alguns erros diante do público.

Sem dúvida, o medo de falar em público está muito ligado à ansiedade que antecede esse momento importante da vida acadêmica. Você já sentiu seu coração disparar quando o professor pediu para responder algo em frente aos seus colegas de classe? Ou sentiu seu corpo tremer na hora de ler algo em voz alta para a sua turma? É essa ansiedade que pode causar o desconforto que é normal durante as apresentações em público — e a insegurança é muito maior antes da hora de começar a falar.

Como perder o medo de falar em público?

O medo de falar em público pode gerar a perda de transmissão de conteúdo do seu trabalho, pois com a ansiedade a capacidade de fala e raciocínio fica comprometida.

Para que isso não aconteça, é preciso controlar a própria mente (com muita preparação), pois com a experiência podemos encarar a situação com mais naturalidade. Confira algumas dicas práticas para apresentar seu TCC sem medo:

Tenha um script do seu TCC

Prepare um script e defina o que vai falar e quando irá falar. Elabore uma sequência lógica e de fácil entendimento, pois assim, mesmo com o nervosismo você não se perderá na hora de explicar seu TCC. Facilite a sua vida: se você tem medo de falar em público, procure definir o que será falado e tenha o conteúdo fixado na mente. Evite decorar um discurso, pois será pior que transparecer seu nervosismo.

Treine constantemente

Quando estiver se preparando para a apresentação de seu TCC, lembre-se de elaborar uma pequena introdução e treiná-la constantemente — assim, você terá muito mais confiança para continuar sua apresentação sem medo. É necessário superar a ansiedade inicial no momento da apresentação.

Mantenha a calma

É possível que você tenha fugir do seu script em determinadas situações, portanto, é preciso manter a calma! No momento que for necessário, tente estabelecer uma linha lógica (script improvisado) do que você precisa falar: agradeça a presença da banca, fale sobre seu projeto, fale sobre os principais tópicos do seu TCC e finalize — essa seria uma sequência básica e lógica, caso você tenha que improvisar. Mas, lembre-se de praticar: a preparação prévia é a melhor alternativa.

Preparação prévia

Se possível, apresente seu TCC para seus familiares e amigos, dessa forma, eles poderão indicar seus erros e acertos — e você poderá aperfeiçoar sua apresentação, melhorar a oratória e a transmissão de conteúdo do seu trabalho.

Por fim, o processo para 'perder o medo de falar em público' está justamente em estimular sua comunicação e, quando possível, exercitar esta atividade. Também é necessário desenvolver um bom TCC (com um tema pertinente) — para garantir o sucesso da sua apresentação. Lembre-se: o resultado é proporcional à sua preparação.

Solicite nosso apoio acadêmico