Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TCC: O que faz uma apresentação oral efetiva?

10 de agosto de 2015

Está chegando a hora de apresentar o seu TCC? Não fique nervoso, essa é uma etapa essencial para a formação de qualquer estudante. Além disso, apresentar o TCC não é um bicho de 7 cabeças — A seguir, confira nossas dicas!


Apresentações de TCC podem causar muito nervosismo, pois marcam o fim da graduação e o início da vida profissional — E o resultado que se espera são apresentações muito bem preparadas e efetivas, tornando o seu tema de TCC interessante a todos os espectadores. E como fazer isso?

TCC — Apresentação Oral

Primeiramente, o trabalho deve ter uma base sólida. Uma apresentação efetiva, clara e bem fundamentada torna também evidente os problemas com o método científico, com os dados e com as conclusões.

Em segundo lugar, as apresentações de TCC devem ser resultado de um trabalho bem feito. Deve-se pensar em todos os detalhes e nos pontos a serem comunicados para a audiência. As apresentações devem combinar esforço e a motivação com a ajuda dos orientadores na sua preparação.

Em terceiro lugar, deve transparescer o treino dos alunos — As apresentações de TCC devem ser fluídas, bem preparadas e praticadas; tenha o cuidado de comunicar efetivamente, um a um e sem pressa, os pontos principais da pesquisa.

Outros pontos que podem contribuir para a comunicação efetiva:

• A motivação e relevância do problema eram mostrados de forma clara. É muito difícil fazer a audiência prestar atenção nos detalhes se ela não entendeu nem o objetivo do problema e da apresentação.
• As informações nos slides devem ser claras e legíveis, em fonte de fácil leitura mesmo à distância — Além disso, os slides devem trazer escrito somente os tópicos importantes para lembrar o que deve ser falado.
• As informações devem ser apresentadas uma por vez. Os gráficos, textos e outros elementos devem aparecer conforme a explicação do apresentador, não todos ao mesmo tempo.
• Os gráficos e/ou tabelas devem ser explicados em detalhes (com voz alta e pausada).

Alguns cuidados a serem tomados:

• Evite afirmações sem fundamentação ou exageradas — Por exemplo, um dos integrantes do seu grupo concluiu que o método utilizado era simples e confiável, sem nunca ter demonstrado de que forma o método era utilizado/confiável.
• Certifique-se de que a apresentação cabe no tempo alocado para não ter que concluí-la com pressa ou prematuramente — Por isso, pratique bastante sua apresentação de TCC.

Resumidamente, o TCC deve ser apresentado da seguinte maneira: Introduza, de início, o problema e a motivação do trabalho. Só então, apresente os pontos que serão tratados (pontos pesquisados/investigados). Em seguida, mostre os resultados e a discussão. Por fim, a conclusão, repetindo os principais pontos do trabalho.


Viu como é fácil apresentar seu TCC? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Solicite nosso apoio acadêmico