Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TCC: Como faço para apresentar? (Parte I)

1 11 de fevereiro de 2015

O último ano de graduação dos estudantes brasileiros é bem corrido, graças ao TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Pesquisa daqui, entrevista dali, escreve, reescreve, revisa… não é nada fácil. Mas, quem pensa que acaba por aí está enganado: ainda é preciso defender o seu TCC para a banca examinadora.

A apresentação pode render pontos extras na nota final e, muitas vezes, salva monografias pouco exploradas. Pensando nisso, elaboramos um guia com algumas dicas de apresentação (digna de um 10). Confira:

Fala

Geralmente, os alunos têm um tempo máximo de 20 minutos para a defesa de seu TCC. Apesar disso, não fale rapidamente, pois a banca pode não entender alguma parte do discurso e você será penalizado na nota final. Fale devagar, de forma clara e num tom adequado — tente não demonstrar nervosismo e evite que chamem a sua atenção para que você fale mais alto (ou baixo), pois isso pode diminuir a nota da sua defesa —, seja firme, motivado e não faça piadinhas durante a apresentação. Seja formal, fale corretamente e evite gírias.

Postura

Tente manter uma postura neutra, afinal, toda a atenção deve estar no seu TCC. Evite gesticular demais e ficar andando de um lado para o outro — isso pode tirar a atenção de quem está assistindo a sua apresentação. Outro ponto que pode gerar dúvidas é a roupa (confira um post sobre a roupa mais adequada para a apresentação do TCC, aqui). Não esqueça, também, de desligar o celular para não ser interrompido com ligações e mensagens inesperadas.

Domine o assunto do seu TCC

O ideal é que você releia o trabalho entregue à banca examinadora. Entenda o ponto principal para não perder tempo com o histórico do projeto: dominar o conteúdo do seu TCC é a melhor maneira de fazer uma boa apresentação. É aconselhável que você observe os pontos fracos do seu TCC e estudá-los, pois a banca irá questionar o que não estiver claro. Se o TCC for em grupo, é preciso que todos dominem o assunto da apresentação.

Justifique seu projeto

Ao ler todo o conteúdo do seu TCC, você estará preparado para os comentários e questionamentos dos professores. Evite ser monossilábico (respondendo com "sim", "não", "entendi", entre outros), responda com firmeza. Justifique todos os pontos do seu trabalho para que não haja dúvidas de que o seu trabalho foi bem desenvolvido.


Viu como é fácil manter a postura e justificar seu trabalho para a banca examinadora? Confira também a Parte II deste guia com dicas de preparação de slides, roteiro de apresentação, entre outras informações. Se precisar de ajuda com o conteúdo do seu trabalho e/ou apresentação, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico