Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TCC: Como criar o resumo de seu trabalho?

22 de janeiro de 2015

O resumo do TCC (ou Monografia, Dissertações de Mestrado e Artigos Científicos) é normatizado pela NBR 6028 da Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT). Essa norma estabelece que no resumo deve constar um breve relato dos textos acadêmico-científicos em língua vernácula, mas não é definido o segundo idioma que deverá ser apresentado (geralmente, em língua inglesa).

No resumo,devem constar parte da introdução do trabalho e parte das consideraçõs finais — ou seja, é um dos últimos pontos a serem escritos do trabalho de conclusão. Da introdução, deve-se destacar o objetivo (problema), os objetivos específicos, a justificativa e a metodologia utilizada. Das considerações finais, deve-se destacar os principais resultados obtidos:

"Uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho" (ABNT, 2011, p. 4)

O resumo não deve ser uma 'cópia' exata dos textos da introdução e da conclusão, mas de uma síntese de seus conteúdos. Deve ser redigido na terceira pessoa do singular, em um único parágrafo, com o verbo na voz ativa e sua extensão deve ser de, no máximo, 250 palavras. Além disso, deve ser acompanhado de 'palavras-chave', separadas entre si por um 'ponto e vírgula' (ABNT, 2003). Não deve incluir citações bibliográficas. Confira um modelo de resumo, aqui.

Deseja o auxílio de profissionais no desenvolvimento de seu resumo? Saiba como, aqui.

Mestrado em Educação