Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TCC: Como fazer a conclusão?

1 26 de janeiro de 2015

Depois de desenvolver todo o seu TCC — é um longo caminho: pesquisas constantes e muita paciência —, é chegada a hora de finalizar a sua pesquisa. Não tem ideia de como fazer a sua conclusão? Confira as nossas dicas:

• Faça um breve resumo do seu TCC (se necessário), copie trechos específicos e fale sobre eles de forma mais aprofundada e conclusiva — tente não gerar dúvidas e questionamentos, esta parte da sua pesquisa deve mostrar como os resultados obtidos podem ser relacionados aos conteúdos aprendidos durante o curso de graduação.

Apresentar qual foi a grande conclusão do TCC.

• Expor se concretizaram-se (ou não) todos os objetivos propostos, e explicar o porquê — se não for possível concretizar algum deles, é normal e deve ser descrito no trabalho.

Mencionar a importância que o trabalho teve na sua vida acadêmica, para seu conhecimento e aprofundamento no tema — e até mesmo para o seu crescimento pessoal.

Lembre-se: a conclusão deve apontar o que foi descoberto (de acordo com o tema proposto e suas respectivas pesquisas) diante de investigação mais aprofundada ao longo da elaboração do seu TCC. Assim, ao redigir a conclusão de seu TCC, é interessante referir de que forma encontra-se o atual estado do tema, bem como diretrizes para sua melhoria e avanços para a área estudada — neste momento, é importante expor os resultados e a concretização (ou não) dos objetivos propostos.

A conclusão do TCC representa mais um capítulo da sua pesquisa, mas não é necessário que seja muito extenso. Geralmente, a conclusão é desenvolvida em, aproximadamente, duas laudas. Mesmo que aparentemente curto, o espaço destinado a  conclusão deve conter informações importantes, decisivas e que delimitem possíveis sentidos para a evolução do objeto de estudo, mas sem enrolação.

Resumidamente, a conclusão do TCC deve apresentar-se de forma completa, formal e objetiva. Mas, pode abrir espaço para a continuidade de estudos da área escolhida para a pesquisa. Lembre-se que a introdução e a conclusão são as áreas mais visadas pelos orientadores/professores na hora de ler o seu trabalho de conclusão. Portanto, é importante que seja bem elaborada e tenha a devida atenção e cuidado.

Solicite nosso apoio acadêmico