Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TCC: Como fazer a introdução?

23 de janeiro de 2015

A introdução do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) exige atenção e muita dedicação: ela irá convidar e mostrar ao leitor as ideias que compõem o seu trabalho. Esta parte do trabalho serve como um cartão de  visita — deve ser claro, limpo, objetivo e direcionado ao tema proposto. Não tem ideia de como fazer a introdução do seu TCC (ou de qualquer outro trabalho acadêmico)? Confira nossas dicas:

• Alguns alunos preferem fazer a introdução após a finalização de toda a sua pesquisa — se você optar por fazer desta maneira, é importante conversar com o seu orientador.

• Se optar por fazer a introdução ao iniciar as suas pesquisas, é provável que sejam necessárias alterações no decorrer do desenvolvimento do seu TCC.

• Lembre-se de expor suas ideias de forma clara, concisa e convidativa: o leitor precisa se interessar pelo seu tema.

• Tente manter a coerência: redija um texto com início, meio e fim.

• Exponha os pontos que sejam mais interessantes no seu TCC, assim o leitor poderá sentir ainda mais vontade de ler o seu trabalho.

O ideal é que você leia todo o TCC (depois de finalizado) e identifique os pontos mais relevantes (e importantes) da pesquisa para listá-los na introdução. 

O tamanho da introdução deve ser proporcional ao tamanho do seu trabalho finalizado. Se a sua pesquisa for muito extensa, exigirá uma introdução um pouco maior — mas, isso não é uma regra —, tente manter o seu texto congruente ao seu TCC. A parte introdutória deve apresentar o suficiente para expor, de forma resumida, a natureza da sua pesquisa.

Tente elaborar um texto dissertativo — insira inínio, desenvolvimento e conclusão para que a introdução seja coerente — no molde "começo, meio e fim".

Uma boa introdução deve ser convidativa e destacar os atrativos que serão encontrados no seu TCC, pois garantirão a curiosidade do leitor e estimular a leitura de outros tópicos do seu trabalho de conclusão.