Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TCC: Como fazer a problematização?

27 de maio de 2015

Está com dificuldades para definir o problema do seu TCC? Calma, é normal! Confira nossas dicas de como definir uma boa problemática para o seu TCC.


Alguns elementos do TCC podem gerar muitas dúvidas e, com certeza, a problemática deixará você um pouco confuso. A problemática do TCC deve ser elaborada em forma de pergunta, pois o objetivo durante o trabalho será obter a resposta ao questionamento — Lembre-se: a resposta pode ser tanto positiva quanto negativa. Por exemplo, você define o problema pensando que tal fator determina o outro, porém a pesquisa bibliográfica prova que não, você não precisará trocar o texto da pergunta, basta colocar os dados obtidos e a resposta negativa na conclusão do TCC. A seguir, confira nossas dicas.

TCC — Como definir o problema?

1. Introdução

Para quem está iniciado o TCC (monografia, artigo e outros trabalhos acadêmicos), uma das maiores dificuldades é em relação à problemática (ou questão problema). Antes de tudo, é necessário entender o que é a problemática e a sua função dentro do trabalho de conclusão.

2. O que é a problemática?

Todo trabalho acadêmico parte de uma pergunta básica, que fundamenta toda a pesquisa — Ela dá sentido ao TCC, por isso deve ser formulada com muito cuidado. A produção do conhecimento científico surge a partir do interesse em investigar determinado tema, no sentido de tentar solucionar alguma falha (problema).

3. Como definir o problema?

A questão problema deve ser composta por duas variáveis numa situação de conflito. Deve ser uma pergunta em tom reflexivo, isto é, uma questão que se propõe a estudar algo, mas que não se pretende esgotar o tema — Dessa forma, inicie seu TCC tendo em mente que a sua função é tentar resolver completamente o problema que se propõe a investigar.

A problemática deve ser apresentada na introdução do trabalho — deve ser o primeiro elemento abordado no TCC. No entanto, o uso da problemática não deve se restringir somente à introdução: ao longo dos capítulos, resgate o problema e tente escrever sobre como o capítulo irá se desenvolver para responder ao problema proposto.

Além disso, não há maneira melhor para desenvolver a conclusão do TCC tendo como referencial a questão problema. Na conclusão, deve-se fazer um balanço geral da pesquisa, tentando responder e discutir possíveis soluções para o problema levantado.

O problema deve estar presente em todos os elementos que compõem o TCC. É muito comum os estudantes exporem a problemática somente no início e abandoná-la durante o desenvolvimento do texto… Isso é um erro grave! Afinal, o problema é o principal referencial para o trabalho/pesquisa, é o elemento que motiva a sua pesquisa — Portanto, deixe sempre à vista.


Viu como é fácil definir o problema do seu TCC? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Solicite nosso apoio acadêmico