Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TCC: Como se vestir para a apresentação?

1 29 de janeiro de 2015

O período de desenvolvimento de TCC pode ser bem estressante: muita leitura, normas, reuniões com orientadores e, por fim, a apresentação para a banca.

TCC: O que vestir?

E a apresentação final é quase uma prévia do que vem pela frente, no mercado de trabalho. Durante esse período, existem milhares de coisas que podem te preocupar, inclusive o que vestir para a apresentação.

Pensando nisso, elaboramos um guia com algumas dicas de roupas para a apresentação de TCC. Assim, você se sentirá muito mais confiante, confortável e, sem dúvida, causará boas impressões.

Normalmente, o combo camisa branca + calça preta é sempre o escolhido, o que pode não transmitir muita personalidade, pois é provável que muitos escolham essa opção. Atualmente, é permitido se expressar (com bom senso) através do traje escolhido para a apresentação — de acordo com cada curso e área de formação, pode-se ousar, mas sem perder a elegância —, confira nossas dicas:

Roupas masculinas para apresentação de TCC

O visual masculino pode ser clássico, mas com personalidade — e de acordo com a sua área de formação. A seguir, confira algumas dicas de como se vestir para o TCC:

Roupas masculinas para apresentação de TCC/Monografia

Na primeira produção (à esquerda), a camisa branca ficou muito mais interessante com um blazer cinza. A calça de alfaiataria azul marinho ficou elegante e diferente do comum (pois tem cor, ainda que mais neutra). O sapatênis deixou todo o traje mais jovial e sofisticado — e poderia ser trocado por um sapato mais social, sem problemas.

Na segunda produção, a camisa branca ficou mais descolada com um suéter colorido sobreposto. O jeans escuro também pode ser uma boa escolha para o momento: fica sofisticado e casul, na medida certa. O sapato social marrom deixou a produção mais colorida e demonstra que a pessoa tem personalidade.

Quando for implícito que o traje deve ser mais formal, o ideal é apostar em um costume (paletó + calça) alinhado e ajustado ao corpo (nem folgado, nem apertado). A inovação pode vir nas cores e padronagens (xadrez, risca de giz, entre outros). Na terceira produção (à direita), o costume preto usado com sapatos pretos é uma combinação clássica, mas atemporal.

Por fim, os acessórios são dispensáveis (exceto cinto, gravata, relógio, entre outros). Mas, caso você queira usar algo, opte por acessórios discretos e com cores neutras.

Roupas femininas para apresentação de TCC

Os trajes femininos para a apresentação de TCC seguem as mesmas regras dos masculinos: preze pelo conforto e elegância, o equilíbrio está entre o clássico e o inovador. A seguir, confira nossas dicas para se vestir para a apresentação do seu TCC:

Roupas femininas para apresentação de TCC/Monografia

Na primeira produção (à esquerda), a saia de alfaiataria com uma padronagem diferente, foge do comum e ainda assim é formal (a altura correta é sempre na altura dos joelhos) é a peça chave complementada por uma camisa preta mais estruturada (para balancear o destaque da saia e não chamar muita atenção). A sapatilha complemente a produção de forma discreta e sem deixar o visual muito carregado (os saltos devem ser dispensados para esse tipo de traje, ou devem ser muito discretos).

Na segunda produção, o combo blazer + calça de alfaiataria poderia ser muito básico, mas a camisa branca drapeada deixa o visual moderno e, ainda assim, discreto (evite camisas coloridas e com padronagens extravagantes). Para deixar a produção mais interessante, acrescente um ponto de cor com calçados coloridos (dê preferência aos saltos baixos, para não deixar o visual com muita informação).

Nas duas últimas produções (à direita), o vestido facilita e muito: por ser uma peça única, minimiza o tempo que você perderia pensando na combinação de várias peças. Contudo, é preciso observar alguns detalhes na hora de escolher o vestido como, por exemplo, o comprimento (que deve ser na altura dos joelhos), decotes discretos (que podem acrescentar modernidade ao visual) e o conforto. Para complementar a produção, priorize por sapatilhas e saltos baixos (de cores e modelos discretos).

Nos cabelos, o ideal é prendê-los para evitar que cubram o rosto e atrapalhem a apresentação. Mas, se optar por usá-los soltos, tente manter os fios arrumados e sem extravagâncias.

Por fim, os acessórios devem ser discretos e sem muita informação (dê preferência aos brincos pequenos e pulseiras/colares de cores neutras) — deixe os acessórios mais modernos e coloridos para outras ocasiões.


Com tantas opções de roupas para a apresentação do TCC, fica mais fácil mostrar todo o seu conhecimento e sem perder a elegância! Além disso, você se sentirá muito mais confiante e seguro.