Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TCC: Dicas de apresentação para estudantes

18 de fevereiro de 2015

É muito comum no meio acadêmico, presenciarmos apresentações (não necessariamente de TCC) com conteúdos de dar inveja. Professores, doutores e tantos outros profissionais, transmitem à sua plateia uma confiança, postura e conteúdos que chegam a ser inspiradores.

Provavelmente você já ouviu falar de grandes comunicadores que marcaram época —  como é o caso de Steve Jobs, Barack Obama e tantos outros que deixaram a sua marca através de suas habilidades em se comunicar e de apresentar suas ideias de forma clara e confiante.

Pensando nisso, montamos um guia com algumas dicas de apresentação para o seu TCC (monografia, dissertação, entre outros), para que você consiga identificar suas maiores dificuldades e melhorá-las. Confira!

Slides

Não exagere na quantidade de textos, ninguém conseguirá ler e a sua apresentação de TCC ficará muito cansativa.

Não exagere na apresentação: nada de slides com efeitos e animações sem sentido — seja objetivo e profissional.

Sempre revise o conteúdo da sua apresentação e evite erros de português, isso pode demonstrar despreparo e falta de profissionalismo.

Postura

Tente não distrair o público com excesso de gesticulação, tente usar as mãos com mais delicadeza (se necessário) para auxiliar a apresentação do seu TCC. Mantenha o entusiasmo e olhe para as pessoas que estiverem te assistindo, isso demonstrará confiança e ninguém perceberá que você está nervoso.

Lembre-se de usar uma roupa adequada para a apresentação (que não precisa ser muito formal, dependendo do seu curso). As suas ideias serão muito mais efetivas, se você estiver com uma roupa que te deixe confortável e confiante.

Comunicação

JAMAIS fale gírias durante a sua apresentação, evite falar rápido demais e/ou muito baixo — se você tem conteúdos informativos e relevantes, tente manter a calma! Evitando esses pequenos erros, a apresentação do seu TCC se tornará muito mais interessante e envolvente.

Nunca leia os slides da sua apresentação: saiba o que está escrito neles (de preferência pouco texto, máximo de 3 linhas por slide) e argumente sobre eles. Não deixe a apresentação do seu TCC repetitiva: evite ler seus slides, deixe que o público faça isso.

Por fim, estes são alguns detalhes que você deve prestar atenção para realizar uma boa apresentação de TCC (tanto com o auxílio de slides quanto sem esses recursos). Tente imaginar que a apresentação do seu TCC serve para compartilhar suas ideias e conhecimento — isso demonstrará muito profissionalismo e preparo para uma carreira de sucesso.

Apoio Acadêmico