Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TCC: Dicas de como fazer o seu

31 de março de 2015

Chegou a hora de escrever o seu TCC, mas você está com medo de se dar mal? Confira nossas dicas de como realizar um ótimo trabalho. Não sabe por onde começar seu trabalho? Confira um post com várias dicas, aqui.


Escrever o TCC pode ser um dos maiores desafios da vida acadêmica. São muitas páginas, muitos pontos a serem discutidos e (muitos) livros a serem lidos. No entanto, uma pesquisa bem feita pode ser o ponto de partida para uma carreira de sucesso. A seguir, confira como fazer o seu TCC:

TCC — Como fazer?

1. Converse com seu orientador (antes de começar a escrever)

Você pode achar que o seu tema é ótimo e que terá uma boa nota; entretanto, é preciso que a banca examinadora pense isso também ou seu TCC poderá ser um fracasso. Por isso, é recomendável mostrar sua proposta ao seu orientador — Assim, ele poderá auxiliar com a escolha do tema (caso o seu não esteja muito bom), como você deve iniciar suas pesquisas e até mesmo indicar algumas referências.

2. Planejamento

Após definir o tema, comece seu planejamento: é preciso delimitar um prazo de quando terminar o TCC. Além disso, você conseguirá se programar e saber em quais dias deverá escrever e em quais poderá fazer outras coisas (relacionadas ao TCC, ou não). Se possível, tente delimitar um prazo final duas semanas antes da entrega na sua faculdade — Assim, você estará preparado para imprevistos.

3. Tópicos

O TCC (ou monografia), geralmente, é composto de muitas páginas, às vezes mais de 50 — Por isso, é importante saber que não é possível pesquisar tudo de uma vez. O ideal é criar tópicos dos assuntos mais importantes que deverão ser abordados e, a partir daí, começar a escrever um pouco de cada vez.

Dessa forma, você conseguirá organizar as ideias e evitará confusões na hora de escrever.

4. Mantenha o ritmo

Mesma que você esteja muito cansado, é essencial manter o ritmo. Escreva um pouco de cada vez — um parágrafo pelo menos —, assim, você sempre estará dentro do cronograma de produção do seu TCC.

5. Revisão

Antes da entrega final, releia todo o trabalho e corrija o que for necessário. Também é interessante pedir que outras pessoas leiam o seu TCC e apontem o que pode ser melhorado. Além disso, você pode procurar ajuda profissional, um revisor poderá ser essencial para garantir uma boa nota final.


Viu como não é difícil desenvolver o seu TCC? Se precisar de auxílio com o desenvolvimento do seu trabalho de conclusão, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico