Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TCC: Dicas para o Trabalho de Conclusão

20 de fevereiro de 2015

O TCC é visto como um verdadeiro pesadelo para muitos estudantes — mas não deveria. Com dedicação e a escolha de um bom tema (veja aqui, como definir o tema do seu TCC) fica muito mais fácil de se realizar um bom trabalho e, esse momento, deve ser visto como uma grande conquista.

A seguir, confira algumas dicas de como elaborar um ótimo TCC:

1. Pesquise

Comece pesquisando assuntos de seu interesse. Se possível, faça isso antes mesmo de começar o seu TCC, quanto mais cedo você fizer isso melhor! Assim, terá bastante material quando definir o tema do seu trabalho de conclusão.

2. Pesquisa avançada

Depois de escolher o tema do seu TCC, comece a pesquisar outros trabalhos, artigos, livros, revistas, sites… tudo o que for possível. Participe de palestras, congressos, workshops, entre outros — tudo será relevante para o seu embasamento teórico. A qualidade da referência bibliográfica do seu TCC (assim como o conteúdo da sua pesquisa) irão refletir na nota da banca examinadora e se você, realmente, estudar bastante alcançará ótimos resultados.

3. Originalidade

Jamais incorpore trechos de outros trabalhos no seu TCC sem indicar o autor! Isso é considerado um crime grave. Citações são sempre bem vindas, pois não é possível afirmar nada sem fundamentação teórica.

4. Formatação

Se atente à formatação do seu TCC: é preciso seguir as normas da ABNT (ou normas específicas da sua instituição de ensino). Geralmente, as universidades dispõem para seus alunos alguns manuais de trabalhos acadêmicos, onde deverão constar as normas seguidas para a elaboração de seu TCC.

5. Vocabulário

O vocabulário do seu trabalho deve refletir as suas pesquisas: um vocabulário mais técnico pode ser bem visto, porém não repita muitas vezes a mesma palavra — seu trabalho ficará cansativo e dará a impressão de que você está fraco em vocabulário. Portanto, abuse dos sinônimos!

É preciso tomar cuidado para não redigir textos com ambiguidade ou com palavras que não se sabe o significado — lembre-se que você terá que justificar todo o seu TCC para a banca examinadora no dia da apresentação.

6. Responsabilidade

Evite perder tempo em redes sociais, seu foco deve ser seu trabalho de conclusão. Faça um esforço, pois valerá a pena. E lembre-se: quando terminar todo o seu trabalho, revise e releia TUDO! Peça para outras pessoas lerem e darem suas opiniões, pois alguns erros podem passar despercebidos.

Por fim, tenha certeza que seguindo essas orientações,você conseguirá alcançar sua meta: um TCC bem feito, com qualidade e que reflita o seu aprendizado acadêmico.

Solicite nosso apoio acadêmico