Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TCC: Dicas para desenvolver um bom trabalho

27 de janeiro de 2015

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é uma das etapas mais importantes na vida acadêmica dos estudantes. Mas, muitos encontram dificuldades na hora de desenvolver seus trabalhos. Se você está elaborando o seu TCC, confira essas 5 dicas que podem te ajudar.


O TCC (ou Monografia) é uma das partes mais importantes na vida acadêmica de qualquer estudante, afinal a conquista do diploma de Ensino Superior depende do bom resultado. Se você está fazendo seu trabalho e fica inseguro em alguns momentos, veja essas 5 dicas úteis neste momento:

1. Escolha um bom orientador

Essa dica é super importante, afinal, é o orientador que vai te dar a maior quantidade de instruções, dicas e opiniões profissionais. O ideal é escolher um professor que se tenha afinidade e que entenda do tema escolhido por você, caso contrário as orientações podem se tornar difíceis — ou nem oferecer o auxílio necessário. Mesmo que você analise bem e escolha um orientador depois de muita reflexão, pode ser que a escolha cause frustração. Neste caso, leia a dica número 2!

2. Mude de orientador (se necessário!)

Se você não está se sentindo muito seguro com a sua escolha e/ou seu orientador não está dando o suporte necessário para o seu TCC, é melhor tentar mudar — afinal, o seu diploma depende disso. Mas, antes de tomar a decisão final, converse com o seu orientador sobre o que te incomoda, pois dependendo da situação ele ainda pode auxiliar de alguma forma — às vezes, nem ele sabe o que está acontecendo e pode pensar que você está gostando das orientações.

3. Foque no seu trabalho

É preciso focar no eu trabalho! Evite comparações com os trabalhos de seus colegas de classe. Lembre-se que nem sempre a rapidez é sinônimo de inteligência (ou de qualidade) e que cada tema pode ser desdobrado de maneiras diferentes. Faça seu TCC no seu ritmo e dê o seu melhor para o desenvolvimento do seu trabalho.

4. Planejamento

Essa dica pode parecer até um pouco boba, no entanto, a falta de planejamento é um dos principais motivos da realização de trabalhos ruins ou pobres de conteúdo. Crie um planejamento completo no momento em que iniciar o seu TCC, estipule tarefas e prazos para serem concluídas (semanalmente, de preferência) e tenha empenho para concluir o cronograma — tente não se perder e estipule metas que você poderá cumprir.

5. Seja exigente

Você vai pesquisar e digitar muitas coisas… e nem tudo irá para o seu TCC. É preciso ser exigente na hora de selecionar os materiais que irão compor o seu trabalho — mas, isso não significa que tudo será perdido, arquive o que não for usar no momento, pode ser interessante para outro momento (para um artigo, uma dissertação de mestrado, entre outros). Não se sinta mal por não incluir todos os conteúdos pesquisados em seu trabalho, mas professores não gostam de TCC sem foco e acredite: seu trabalho ficará muito melhor se for objetivo e apresentar pontos realmente relevantes ao tema escolhido.

Solicite nosso apoio acadêmico